O que estou dizendo aos meus clientes sobre investimentos sustentáveis.

O que estou dizendo aos meus clientes sobre investimentos sustentáveis

O investimento sustentável tornou-se uma busca cada vez mais comum entre os investidores. Isto reflete uma consciência crescente do impacto que os investimentos podem ter para além dos retornos financeiros.

De acordo com um relatório da Morgan Stanley, mais de três quartos (77%) dos investidores individuais a nível mundial afirmam estar interessados ​​em investir em empresas ou fundos que visam obter retornos financeiros a taxas de mercado, ao mesmo tempo que consideram os impactos sociais/ambientais positivos. No entanto, navegar no investimento sustentável nem sempre é simples. 

Como consultor financeiro, muitos dos meus clientes desejam alinhar o investimento com seus valores. Isso vem em sabores diferentes para pessoas diferentes. Além disso, tenho clientes que inicialmente perguntam sobre isso, mas acabam optando por não prosseguir.

Como acontece com qualquer decisão financeira, quero que os clientes compreendam as vantagens e desvantagens do investimento sustentável antes de decidirem por um caminho ou outro.

Principais conclusões

  • Os clientes procuram cada vez mais investimentos alinhados com os seus valores, embora alguns optem por não seguir este caminho após considerarem compensações.
  • Os fundos sustentáveis ​​evitam frequentemente investimentos em combustíveis fósseis, embora o desempenho possa atrasar temporariamente durante períodos de aumento dos preços do petróleo.
  • Não existe uma linha de investimentos “perfeita”, por isso é importante avaliar quais causas significam mais para o seu cliente.

O que estou dizendo aos meus clientes

O que digo aos meus clientes é que existem investimentos facilmente acessíveis e alinhados com valor, disponíveis para todos. Podemos ser muito específicos com o seu portfólio, o que pode tornar mais fácil ser um investidor sustentável e, ao mesmo tempo, mais difícil escolher entre as estratégias ou causas que são mais importantes para eles.

Existem várias ferramentas de pesquisa agora disponíveis para os consultores para ajudar a encontrar os investimentos que realmente estão seguindo o mesmo caminho. Eu assino o Ethos ESG e olhei outros como ESG Pro e YourStake da Fidelity. O objetivo é eliminar aqueles que são Greenwashing, incluindo termos como ESG (ambiental, social e governança) no título dos seus fundos. A maioria também inclui uma avaliação para ajudar os clientes a serem mais específicos sobre o que gostariam de ver ou evitar em seus portfólios.

Muitos fundos sustentáveis ​​evitam investimentos em combustíveis fósseis, o que é provavelmente melhor para o planeta a longo prazo. Mas digo aos meus clientes que haverá períodos em que o seu desempenho ficará lento, especificamente quando os preços do petróleo subirem. E embora os preços do petróleo estejam atualmente em queda, eles precisam estar de acordo quando subirem.

A outra parte da conversa é deixar claro que é impossível ter o alinhamento de investimentos “perfeito”.

Anos atrás, tive um cliente que queria ser sustentável. Tínhamos ela em vários fundos, inclusive em um que mantinha empresas com mulheres na liderança. Ela perguntou sobre participações específicas de empresas e, quando analisamos, ela ficou chocada com o fato de a General Motors ter sido incluída porque queria evitar que empresas incentivassem a dependência de combustíveis fósseis. No entanto, foi constituída porque Mary Barra era CEO da GM, cumprindo assim o objetivo de gestão feminina que meu cliente desejava. Em última análise, ela teve que decidir qual questão era mais importante para ela.

O resultado final

O investimento sustentável é cada vez mais procurado, pois os meus clientes procuram incorporar empresas alinhadas com valor nos seus portfólios. Embora não exista uma fórmula mágica, existem ferramentas e estratégias acessíveis para ajudar a cumprir esta missão. Em última análise, compreender que nenhuma linha de investimentos é perfeita e pesar as opções disponíveis capacitará seus clientes a tomarem decisões informadas que reflitam seus valores e objetivos financeiros.