A jornada T2D de um ciclista.

A jornada T2D de um ciclista

O amor de Bob Sharpley pelo ciclismo ajudou-o a gerir o seu novo diagnóstico de diabetes tipo 2 e a alcançar novos marcos ao longo do caminho.

Ilustração de Bob Sharpley
Ilustração de Wenzdai Figueroa

O diagnóstico de diabetes tipo 2 de Bob Sharpley não chegou em um momento muito conveniente.

Era setembro de 2022. Ele tinha 61 anos e acabara de se aposentar da carreira de professor.

Algumas semanas antes, ele e sua esposa Gayle também haviam iniciado a maior mudança de casa de suas vidas – a redução de uma casa de 5 quartos para um condomínio, um processo que levou 3 meses.

Embora alguns membros de sua família tivessem diabetes tipo 2, Bob ainda não havia recebido o diagnóstico. Ele percebeu que era a exceção, já que sempre foi muito ativo.

Obtendo o diagnóstico

Bob gostava muito de esportes e exercícios desde criança, incluindo ciclismo, ultracorrida, ultranatação, futebol, mountain bike e alpinismo.

Mas o ávido ciclista decidiu parar de andar de bicicleta por alguns meses para se dedicar à mudança.

“Durante 3 meses não fiz nenhum exercício, exceto encher um caminhão de móveis, o que é exercício, mas não é aeróbico”, explicou. Sua nutrição também piorou. “Estávamos no meio de uma mudança… então comíamos o que podíamos.”

Ele foi consultar o médico em uma clínica de emergência do bairro e voltou com diagnóstico de diabetes tipo 2.

Enfrentando o desafio

“Fiquei mortificado”, disse ele. “Meu maior medo era, e ainda é, ter um membro amputado!”

Como não tinha acesso fácil a cuidados médicos, ele decidiu resolver o problema por conta própria.

“Eu sabia que precisava fazer algo drástico”, disse ele. “Eu sabia que não poderia ser meia medida. Tinha que ser sério. Tinha que ser comprometido.”

Fazendo ajustes na dieta

Ele mudou seu estilo de vida rapidamente, mas um passo de cada vez.

Ele ainda come pizza, mas hoje em dia prefere uma crosta de couve-flor e divide uma pizza com a esposa em vez de comer uma inteira só para ele.

Beber mais água é uma mudança alimentar surpreendentemente poderosa que reduziu os níveis de açúcar no sangue de Bob.

“A água é um milagre”, disse ele. “Posso reduzir um pico [de açúcar no sangue] com água simples em 40 pontos… No início, as idas ao banheiro são uma dor, mas eventualmente seu corpo se acostuma e não é um incômodo.”

Mudando de marcha

Renovar sua rotina de exercícios também foi crucial para controlar o diabetes de Bob.

Ele seguiu o exemplo de um amigo com a doença que, 15 anos antes, havia enfrentado problemas de saúde semelhantes. O amigo descobriu que poderia controlar o açúcar no sangue se pedalasse 1 hora e 30 minutos diariamente.

Bob estabeleceu a mesma referência para si mesmo.

Embora ainda estivesse em processo de mudança de casa, ele voltou a praticar exercícios imediatamente após o diagnóstico.

“Logo após meu diagnóstico, a primeira coisa que fiz foi descer o quarteirão e voltar – cerca de um oitavo de quilômetro”, lembrou ele.

Ele progrediu a partir daí, dando a volta no quarteirão e depois avançando até 6,4 quilômetros de caminhada.

A abordagem começou a funcionar e ele viu suas leituras de açúcar no sangue diminuirem à medida que sua dieta e exercícios mudavam.

De volta ao ciclismo com força total

Mas ele se sentiu um pouco sem inspiração com a atividade. “Posso caminhar... mas Deus me ajude, é chato”, disse ele. “Então, depois de 2 horas, pensei: 'Sabe, posso passar 2 horas na bicicleta com os olhos fechados'”.

Então ele voltou a uma atividade física que adorava – andar de bicicleta – começando com 2 horas por dia e alcançando cerca de 32 quilômetros ou mais.

A mudança para casa terminou em 24 de dezembro de 2022, e ele aumentou lentamente a aposta desde então. Agora, ele pode percorrer a mesma distância em cerca de 1 hora e 30 minutos e pedalar regularmente até 170 quilômetros.

Bob sempre foi uma pessoa ativa, mas nunca assim.

Em novembro de 2023, pouco mais de um ano após o diagnóstico, ele havia percorrido 11.000 quilômetros desde o início do ano, muito mais do que nos anos anteriores.

“Eu nunca tinha ultrapassado 5.000 milhas [por ano] em minha vida”, disse ele. “Sempre sonhei em voltar e rodar com uma equipe de primeira linha aqui na cidade, como fiz anos atrás, então melhorei ao ponto de ser capaz de liderar o grupo B confortavelmente.”

Envolver-se

Bob usa seu amor pelo ciclismo para retribuir aos outros também.

Ele dirige uma instituição de caridade chamada Bike Bank, onde conserta bicicletas doadas e as entrega às pessoas que precisam delas.

Ele também apoia o treinamento de amigos para passeios de bicicleta para arrecadação de fundos, como um amigo com esclerose múltipla (EM) que recentemente completou um passeio de 75 quilômetros em pouco mais de 4 horas.

“Ambos dizemos que precisamos nos mudar para viver, ambos por motivos diferentes”, disse ele. “Mas movimento é vida!”