O que significa dar (e obter) atenção lateral?.

O que significa dar (e obter) atenção lateral?

Um guia para a gíria popular que inspirou vários memes virais

Você já ouviu alguém dizer que outra pessoa olhou de soslaio para ele? “Olho lateral” é outra maneira de dizer que alguém estava julgando as palavras ou ações de outra pessoa. Neste guia prático, ajudaremos você a entender o que significa olhar de lado para alguém com exemplos de como fazer isso.

Significado de “olho lateral”

Quando alguém olha de soslaio para você, está olhando para você com o canto do olho, em vez de encará-lo diretamente. Dependendo do contexto, eles podem expressar críticas, dúvidas, surpresa ou desprezo pelo que você está dizendo ou fazendo.

Passos

O que significa quando você olha de lado?

  1. Significa que alguém está olhando para você com suspeita. Também pode comunicar choque, desprezo, dúvida ou crítica. Em última análise, uma pessoa que olha de lado está julgando a pessoa para quem está olhando. Como não se trata de uma crítica direta, muitas pessoas interpretam a expressão facial como passivo-agressiva.
    • Embora muitas pessoas olhem de lado espontaneamente, elas também podem fazer isso para fazer os outros rirem.
    • Algumas pessoas também usam a expressão lateral enquanto franzem a testa para comunicar mau humor geral.

Como e quando usar um olho lateral

  1. Olhe para alguém com o canto do olho, sem virar para ele. Como você não virou a cabeça, você está olhando para eles pelo lado do olho, e foi assim que a expressão ganhou esse nome. Também é conhecido como olhar de soslaio. Dê uma olhada lateral em alguém quando você desaprova suas palavras ou ações. Por exemplo:
    • “Meu irmão nunca pegou as roupas sujas do chão, então, quando ele disse que ajudaria com a roupa, eu olhei de soslaio para ele.”
    • “Eu olhei de soslaio para ela depois da terceira vez que ela interrompeu a história que eu estava tentando contar.”
    • “Mindy disse a todos que viu Emily em um restaurante com um cara que não era seu namorado. Eu olhei de soslaio para ela e disse que era o irmão de Emily que voltou da Marinha.
  2. Digite um emoji de olho lateral? para alguém. Se alguém lhe enviou uma mensagem de texto ou postou nas redes sociais sobre algo que você não aprova, use um emoji de olhar lateral para mostrar seu desprezo ou choque com as palavras dele. Existem algumas opções de emoji que muitos associam ao olho lateral.
    • “Minha irmã disse que estava indo para a biblioteca, mas mamãe me mandou uma mensagem? quando ela saiu de salto alto.
    • “Ele mandou uma mensagem para nosso chat em grupo informando que conseguiu terminar o projeto inteiro em 2 horas. Acabei de responder com?.”
    • “Ela tocou aquela música da Sabrina Carpenter três vezes seguidas. Mais uma vez e ela receberá uma ofensiva criminosa?.”
  3. Poste uma imagem, GIF ou meme de alguém olhando de soslaio. Postar memes como resposta nas redes sociais é uma boa maneira de expressar sua dúvida, surpresa ou crítica sobre um assunto. Há uma grande variedade de imagens laterais para você escolher para transmitir seu ponto de vista.
    • “Jay postou que sua namorada era modelo, então ela queria manter o relacionamento deles discreto com uma foto de Kaia Gerber, então comentei com uma foto daquele boneco de macaco olhando de lado.”
    • “Ela postou uma foto de Chloe olhando de soslaio com a legenda: Ainda nem é outubro, e acabei de ouvir “All I Want for Christmas Is You” na Target.”
    • “Emma acabou de ir ao banheiro e a mulher na cabine ao lado dela estava ao telefone com o namorado brigando no volume máximo. Ela me enviou um GIF de um cachorro olhando de soslaio.”

Memes de olho lateral

  1. Side-Eyeing Chloe Side-Eyeing Chloe é baseado em uma captura de tela de um vídeo do YouTube que os pais, David e Katie Clem, gravaram em 12 de setembro de 2013, enquanto contavam às duas filhas sobre uma viagem à Disneylândia. A filha mais velha, Lily, ficou tão feliz que começou a chorar. A filha mais nova, chamada Chloe, lançou um olhar de desaprovação para a irmã.
    • Cinco dias depois, um usuário do Tumblr fez GIFs baseados no vídeo. Esses GIFs apareceram em uma postagem do Buzzfeed intitulada “Garota reagindo à Disneylândia é a única reação que você precisa para qualquer coisa”.
    • Os usuários do Tumblr trocaram rostos em fotos de celebridades como Taylor Swift e Lady GaGa pelos de Chloe.
    • Em 2021, os Clems cunharam um NFT usando a foto Side Eyeing Chloe e o leiloaram por 25 Ethereum. Na época, 1 Ethereum equivalia a cerca de US$ 3.062, o que significa que o NFT foi vendido por cerca de US$ 76.550.
  2. Fantoche de macaco com aparência estranha Duas imagens de Kenta, o boneco de macaco do espetáculo infantil japonês Ōkiku Naru Ko, foram combinadas para criar a aparência de um olho lateral. Na primeira imagem, Kenta olha desajeitadamente para o observador e, na segunda, desvia o olhar novamente. O boneco não deu atenção no show, o meme foi photoshopado por Daniel Flores quando ele o fez em 2016.
    • A imagem se espalhou originalmente nas comunidades memes espanholas porque o programa japonês foi dublado para o espanhol e transmitido na América Latina na década de 1980.
    • O meme só se tornou viral em 2019, depois que um usuário compartilhou um tweet apresentando o meme no Reddit.
  3. Bombastic Side-Eye O Bombastic Side-Eye é uma tendência no TikTok que apresenta uma gravação de áudio viral que muitas pessoas adicionaram aos seus vídeos de postagem. Na gravação, um usuário do TikTok disse “olhos laterais” duas vezes, usando tons de voz diferentes cada vez. Outros adicionam áudio a vídeos deles mesmos reagindo a situações engraçadas, controversas ou desconfortáveis.
    • Olho lateral bombástico significa a mesma coisa que olho lateral. É o olhar feio que alguém dá para mostrar nojo, desaprovação ou julgamento por outra pessoa.
    • “Olho lateral ofensivo criminoso” é outro termo usado no TikTok que significa a mesma coisa que “olho lateral” e “olho lateral bombástico”.
    • Uma nova versão do meme com o áudio “olho lateral bombástico, olho lateral ofensivo criminoso” começou a circular no TikTok no final de janeiro de 2023.

Emoji de olho lateral

  1. Este emoji apresenta olhos voltados para o lado. Existem alguns emojis diferentes que os usuários interpretam como sendo emojis de olho lateral. Todos apresentam um ou dois olhos voltados para o lado. Um deles é o emoji de olhos?, uma imagem de dois olhos olhando para a esquerda. Use o emoji de olhos para expressar julgamento, descrença ou desaprovação.
    • O emoji de rosto sem graça? é um rosto amarelo carrancudo com olhos voltados para a direita. Comunica ceticismo, mau humor e irritação.
    • Há relatos de que os usuários solicitaram que a Apple criasse um emoji de olho lateral com rosto amarelo. O emoji está virado para o lado para que apenas um olho e o lado da boca fiquem visíveis. O olho está olhando de lado para o observador.

Origens do olho lateral

  1. O termo remonta ao final do século XVIII. Apareceu na frase “olhado com um olhar de lado” em um periódico de 1797 chamado Remembrancer For Lord's Day Evenings. James Joyce também usou a frase em seu romance Ulisses na passagem: “Um olhar lateral para meu chapéu Hamlet. Se de repente eu estivesse nu aqui enquanto estou sentado? Eu não sou."
    • Shakespeare chamou esse olhar de desaprovação de “olhar de soslaio” em A Megera Domada. Ele também usou “A verdade é que olhei para a verdade com desconfiança e estranhamente…” no Soneto 110.