Como decidir se deve ou não terminar uma amizade após uma briga.

Como decidir se deve ou não terminar uma amizade após uma briga

A maioria das amizades enfrentará problemas em algum momento ou outro, e as amizades podem se recuperar das brigas. Mas embora alguns problemas sejam perdoáveis ​​e até sirvam para fortalecer a amizade, outros podem ser um obstáculo que pode fazer com que você sinta que precisa terminar o relacionamento. Passe algum tempo pensando em sua briga e amizade para determinar se seus problemas podem ser superados. Você pode querer encerrar a amizade para sempre ou optar por fazer uma pausa ou se distanciar do amigo.

Passos

Parte 1

Pensando na sua luta e amizade

  1. Passo 1 Considere as razões por trás de sua luta.
    Imagens do Google Passo 1 Considere os motivos de sua luta.
    Considere as razões por trás de sua luta. Por que vocês dois brigaram? Às vezes, os amigos discordam e precisam esclarecer as coisas, assim como os casais discutem. Lutar nem sempre é ruim; você pode expressar seus sentimentos e resolver mal-entendidos. Mas às vezes uma briga pode ser maior do que um simples desentendimento e pode fazer com que você reavalie sua amizade.
    • Conheça seus limites. Pode haver alguns comportamentos que você considera imperdoáveis. Por exemplo, você pode não conseguir tolerar traição, fofoca ou trapaça. Se sua briga ultrapassou um desses limites, você pode decidir que precisa encerrar a amizade.
    • Às vezes, os amigos podem brigar por valores diferentes. Se for esse o caso, você pode querer determinar se compartilhar sistemas de crenças diferentes é um obstáculo. Por exemplo, embora você possa não compartilhar as mesmas opiniões políticas, isso é algo que você pode superar? Talvez você possa concordar em não falar sobre política ou em compartilhar seus pontos de vista sem discutir e concordar em parar se as coisas ficarem hostis.
  2. Passo 2 Veja a história da sua amizade.
    Imagens do Google Passo 2 Veja a história da sua amizade.
    Veja a história da sua amizade. Alguns amigos podem ser apenas mais conflituosos e brigar entre si é comum. Um ou ambos podem ter certos comportamentos que sempre desencadeiam discussões. Você também pode notar padrões de briga em seu relacionamento, principalmente se vocês já são amigos há algum tempo.
    • Considere suas personalidades. Vocês podem ser apenas duas pessoas que gostam de discutir – com todos ou entre si – muito. Contanto que isso funcione para vocês dois, provavelmente não será necessário encerrar a amizade. Mas se você sente que está brigando muito, considere conversar com seu amigo sobre discutir menos.
    • Você e seu amigo podem sempre brigar por causa dos maus hábitos de alguém; por exemplo, você está sempre atrasado para encontrar seu amigo. Se for esse o caso, pode ser melhor resolver o comportamento em vez de encerrar a amizade.
    • Por exemplo, você pode perceber que você e seu amigo não discutem por longos períodos sobre qualquer coisa e, de repente, têm uma grande explosão que os deixa sem falar por semanas. Você pode conversar com seu amigo sobre ser mais aberto a compartilhar quando discordarem um do outro naquele momento, em vez de deixar o ressentimento crescer.
  3. Passo 3 Pense no comportamento do seu amigo.
    Imagens do Google Passo 3 Pense no comportamento do seu amigo.
    Pense no comportamento do seu amigo. Seu amigo costuma brigar com outros amigos com frequência? Provocam brigas ou acabam com muitas amizades? Se parece que esse é um padrão com seu amigo, você pode tomar medidas para encerrar a amizade. Provavelmente haverá drama novamente no futuro.
    • Se o seu amigo é o tipo de pessoa que está sempre provocando drama e fazendo você se sentir como se estivesse pisando em ovos perto dele, com medo de dizer a coisa errada, provavelmente é melhor se distanciar dele.
  4. Passo 4 Considere seus sentimentos em relação à amizade.
    Imagens do Google Passo 4 Considere seus sentimentos em relação à amizade.
    Considere seus sentimentos sobre a amizade. Como você se sente quando está com seu amigo? Seu amigo te anima, faz você se sentir bem consigo mesmo, te escuta e te apoia? Ou você sente que sua amizade não é genuína ou que você sempre fica aliviado no final do tempo que passam juntos? Se sua amizade faz você se sentir mais esgotado do que realizado, talvez seja hora de seguir em frente.
    • Você pode ter sintomas de estresse físico ou emocional sempre que estiver perto de seu amigo. Por exemplo, você sente um nó no estômago ou um aperto no peito quando está perto do seu amigo? Você se sente ansioso, irritado ou competitivo na presença deles? Nesse caso, esta pode não ser a amizade mais saudável para você e você pode querer se separar.
Questionário

Questionário do wikiHow: Meu amigo é tóxico?

Amizades têm tudo a ver com oferecer apoio, compartilhar amor e manter as boas vibrações fluindo... mas ultimamente, seu amigo não parece passar na verificação de vibração. A amizade poderia estar se tornando tóxica ou sua amizade está apenas passando por uma fase difícil? Faça este teste para descobrir! 1 de 12

Com que frequência seu amigo falha nos planos?

Constantemente! Quase sempre cancelam no último minuto.

Freqüentemente. É melhor jogar uma moeda para ver se eles aparecem.

Ocasionalmente. Eles geralmente têm uma boa desculpa, no entanto.

Nunca. Se eles me derem a sua palavra, sei que estarão lá.

Próxima Parte 2

Conversando sobre isso

  1. Passo 1 Encontre uma pessoa de confiança para conversar.
    Imagens do Google Passo 1 Encontre uma pessoa de confiança para conversar.
    Encontre uma pessoa de confiança para conversar. Escolha uma pessoa de confiança para conversar, que não faça fofoca sobre conversas dentro do seu círculo de amigos. Seja o mais objetivo possível ao explicar as circunstâncias e peça uma opinião imparcial.
    • Conversar sobre o seu problema com a família, um amigo, um terapeuta ou um membro do clero pode ajudá-lo a tomar uma boa decisão sobre a melhor forma de lidar com a situação.
    • Se o seu amigo souber que você tem falado sobre ele pelas costas (mesmo que não tenha sido uma conversa negativa), então você pode não estar mais no comando para encerrar a conversa. Você e seu amigo já brigaram o suficiente para você considerar se a amizade pode ou não sobreviver. Não complique as coisas conversando sobre isso com alguém que vocês dois conhecem; converse com alguém fora do seu círculo compartilhado.
  2. Passo 2 Descubra o que os outros pensam sobre o seu comportamento.
    Imagens do Google Passo 2 Descubra o que os outros pensam sobre o seu comportamento.
    Descubra o que os outros pensam sobre o seu comportamento. Pergunte a um amigo, familiar ou até mesmo ao amigo com quem você brigou (se estiverem conversando) sobre como você contribuiu para a briga. Talvez eles possam ajudá-lo a ver algo em sua personalidade que está contribuindo para o problema de sua amizade. Pense no feedback que a pessoa lhe dá e por que ela pode estar lhe dando esse feedback.
    • Se você acha que sua briga foi mais por causa de seus próprios problemas do que do seu amigo, converse com ele sobre isso. Você poderia dizer: “Acho que parte do motivo pelo qual nossa luta foi tão ruim foi porque tenho lidado com muito estresse ultimamente. Eu descontei em você e sinto muito” ou “Eu abandonei amigos no passado depois de brigar com eles e acho que isso é um padrão para mim”.
    • Se suas conversas revelarem padrões de comportamento que o incomodam, você pode procurar ajuda profissional. Por exemplo, se seus amigos e familiares lhe dizem que você tem um temperamento volátil, então você pode querer procurar ajuda. Considere conversar com um conselheiro sobre suas preocupações.
    • Tenha em mente que boas habilidades de comunicação são essenciais para relacionamentos saudáveis. Trabalhe no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e linguagem corporal para se expressar de maneira mais eficaz com amigos, familiares e colegas de trabalho.
  3. Passo 3 Discuta a briga com seu amigo.
    Imagens do Google Passo 3 Discuta a briga com seu amigo.
    Discuta a briga com seu amigo. Se você e seu amigo estiverem se conversando, vocês podem decidir conversar sobre a briga e descobrir o que deu errado e tentar chegar a um acordo com eles. Certifique-se de fazer isso quando estiver calmo e capaz de controlar suas emoções. Pode ser bom esperar alguns dias para superar as emoções cruas.
    • Encontre um horário e lugar para conversar em particular. Você poderia dizer: “Acho que precisamos conversar sobre o que aconteceu. Você poderia me encontrar esta tarde?
    • Não entre em sua conversa com uma agenda. Mantenha a mente aberta sobre o que seu amigo tem a dizer e ouça a perspectiva dele. Lembre-se, você não quer continuar sua luta, você quer descobrir se vale a pena salvar essa amizade.
    • Se o seu amigo começar a argumentar, você pode dizer: “Não quero discutir, só quero descobrir o que está acontecendo conosco. Se não podemos fazer isso sem raiva, então talvez devêssemos fazer uma pausa.” Você pode decidir continuar mais tarde com outra conversa ou tomar a decisão de manter distância da pessoa.
    • O compromisso pode ser uma situação ganha-ganha para você e seu amigo. Para encontrar um meio-termo para um acordo, tente fazer perguntas como: "Isso é algo em que devo dar a palavra final e estar certo?" "Sobre o que estou certo?" “Isso é algo que tem valor para a outra pessoa?” “Está tudo bem que eles tenham suas próprias opiniões sobre um assunto específico?” “Meu conflito com essa pessoa ou questão é mais importante do que minha amizade?” “Vale a pena gastar tanto tempo e energia discutindo, ou seria melhor gastar nosso tempo em uma interação mais positiva?”
  4. Passo 4 Discuta maneiras pelas quais você poderia mudar.
    Imagens do Google Etapa 4 Discuta maneiras pelas quais você pode mudar.
    Discuta maneiras pelas quais você pode mudar. Você e seu amigo podem discutir o que cada um de vocês vê como problemas em seu relacionamento e descobrir como cada um de vocês pode ajudar a resolver o problema. Certifique-se de que ambos mantenham a mente aberta e ouçam o que a outra pessoa tem a dizer.
    • Nomeie o problema e sugira uma solução. Por exemplo, talvez seu amigo não seja bom em retornar mensagens de texto e ligações. Você poderia dizer: “Você não precisa responder a todas as mensagens, mas fico muito magoado quando você não se comunica comigo, especialmente quando preciso falar com alguém. Você acha que poderia responder melhor a mim?
    • Ouça as preocupações do seu amigo. Reconheça o ponto de vista deles. Por exemplo, você poderia dizer: “Vejo como você pensaria que eu estava ignorando você quando estava conversando com Juan. Me desculpe por ter te magoado. O que eu estava realmente fazendo era…”
Parte 3

Agindo de acordo com sua decisão

  1. Passo 1 Reserve algum tempo para pensar sobre isso.
    Imagens do Google Passo 1 Reserve um tempo para pensar sobre isso.
    Reserve algum tempo para pensar sobre isso. Não tome nenhuma decisão por raiva. Certifique-se de ser capaz de se separar de suas emoções antes de tomar uma decisão sobre o que gostaria de fazer a seguir.
    • Você pode fazer uma lista de todos os motivos pelos quais gostaria de retificar as coisas com seu amigo e, em seguida, fazer outra lista de todos os motivos pelos quais gostaria de encerrar a amizade. Examine as listas lado a lado para ajudá-lo a tomar sua decisão.
    • Você também pode passar algum tempo escrevendo em um diário sobre seus sentimentos. Escrever ajuda a esclarecer suas emoções e pode ajudá-lo a tomar uma decisão.
    • Imagine sua vida sem essa pessoa nela. Pense em como o fim da amizade impactaria sua vida para melhor e para pior. Você pode perder alguns amigos em comum, ainda pode vê-los com frequência e se sentir desconfortável na presença deles, ou pode se sentir aliviado por não ter mais que lidar com eles.
  2. Passo 2 Considere se afastar do seu amigo.
    Imagens do Google Etapa 2 Considere se afastar de seu amigo.
    Considere se afastar do seu amigo. Em vez de encerrar a amizade, você pode decidir colocar alguma distância entre você e a outra pessoa. Não precisa ser um relacionamento de tudo ou nada. Colocar alguma distância entre você e seu amigo não requer necessariamente uma conversa e pode acontecer naturalmente.
    • Por exemplo, você pode decidir permanecer amigo dessa pessoa no trabalho ou na escola, mas decidir parar de sair com ela fora desse ambiente.
    • Você pode decidir parar de enviar mensagens de texto ou ligar com tanta frequência.
    • Você poderia passar mais tempo saindo com outros amigos, especialmente aqueles de um círculo social diferente.
    • Você pode fazer novos amigos adotando novos hobbies ou atividades.
  3. Etapa 3 Considere fazer uma pausa.
    Imagens do Google Etapa 3 Considere fazer uma pausa.
    Considere fazer uma pausa. Em vez de decidir terminar a amizade, você pode sugerir ao seu amigo que vocês dois decidam dar um tempo um no outro. Vocês podem combinar um período de tempo para manter distância um do outro e reavaliar sua decisão em algumas semanas ou meses.
    • Você poderia dizer: "Chris, talvez seja melhor mantermos distância um do outro por um tempo. Estávamos muito bravos e provavelmente ainda há alguns ressentimentos. Então, por que não nos acalmamos e depois conversamos novamente em um poucos meses?"
    • Concorde em conversar novamente depois de decorrido o tempo. Você pode então ver se seus sentimentos mudaram um em relação ao outro. Se não o fizeram, pode ser hora de terminar a amizade.
  4. Passo 4 Termine gentilmente.
    Imagens do Google Etapa 4 Separe-se gentilmente.
    Termine gentilmente. Se você decidir encerrar sua amizade, seja respeitoso e converse com seu amigo sobre isso. Não os “fantasie” ou os ignore. Provavelmente será uma conversa desconfortável, mas conversar com eles sobre sua decisão é a atitude responsável.
    • Reconheça seus sentimentos. Você poderia dizer: “Sei que você pode ficar chateado ao ouvir isso, mas depois da nossa briga, pensei muito e percebi que não quero mais ser amigo”.
    • Peça desculpas pelo seu papel na briga, mesmo que você tenha tomado a decisão de encerrar a amizade. Isso mostra que você aceita a responsabilidade por seu comportamento e pode ajudar a tornar as coisas mais fáceis no futuro, se vocês dois precisarem interagir um com o outro.
  5. Passo 5 Evite fofocar sobre seu amigo.
    Imagens do Google Passo 5 Evite fofocar sobre seu amigo.
    Evite fofocar sobre seu amigo. Pegue o caminho certo, não importa o que aconteça. Não diga coisas ruins sobre essa pessoa e também não dê ouvidos a nada de ruim sobre ela. Dizer coisas ruins ou encorajar fofocas ruins apenas mantém as coisas agitadas.
    • Você poderia dizer: “Tivemos nossas diferenças e segui em frente. Não quero discutir isso agora”.
  6. Passo 6 Lamente sua perda.
    Imagens do Google Etapa 6 Lamente sua perda.
    Lamente sua perda. Terminar uma amizade pode ser doloroso, mesmo que já seja hora de terminar. Seja gentil consigo mesmo e permita-se sofrer.
    • Permita-se expressar suas emoções. O luto pode fazer você se sentir triste, esgotado, desapegado, exausto, irritado, ansioso, culpado e muito mais. Sinta o que você sente sem julgamento. Suprimir seus sentimentos não o ajudará a seguir em frente.
    • Pratique o autocuidado. Autocuidado são coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar sua saúde física, mental, emocional e espiritual. O autocuidado parece diferente para cada pessoa, então reserve um tempo para pensar em coisas que você gosta e que o ajudam a se sentir melhor. Por exemplo, você pode gostar de estar na natureza, malhar, cantar ou tomar um café com um amigo.