36 adjetivos para descrever a personalidade e o caráter de uma pessoa.

36 adjetivos para descrever a personalidade e o caráter de uma pessoa

Se você está procurando palavras que possa usar para descrever a personalidade de outra pessoa, você está no lugar certo. Neste artigo, forneceremos uma variedade de palavras negativas, neutras e positivas que você pode usar para descrever seu melhor amigo, encorajar um bom companheiro de equipe, revelar um vilão, terminar sua redação ou apenas descrever um conhecido. Também compartilharemos o que alguns desses traços de caráter significam! Continue lendo para encontrar as melhores palavras para pintar a imagem perfeita de qualquer pessoa.

Passos

Adjetivos de personalidade positiva

  1. Passo 1 Agradável
    Imagens do Google Etapa 1 Agradável
    Agradável Se alguém é agradável, isso significa que ele é tranquilo e geralmente é bom estar por perto. É improvável que uma pessoa agradável incomode alguém ou provoque problemas.
    • “James é realmente muito agradável de se estar por perto. Ele nunca discute ou causa confusão.”
  2. Passo 2 Alegre
    Imagens do Google Passo 2 Alegre
    Alegre Se alguém está abertamente feliz, sempre sorrindo e tende a ser positivo, pode ser descrito como alegre (ou alegre).
    • “Como a Melissa pode estar tão alegre às 8 horas da manhã? Eu simplesmente não entendo.
  3. Passo 3 Cordial
    Imagens do Google Etapa 3 Cordial
    Cordial Pessoas cordiais são bem-educadas, calorosas e acessíveis. Se uma pessoa é considerada cordial, provavelmente parecerá relaxada e amigável, com uma capacidade única de conquistar a aprovação dos outros.
    • “Gostei muito da maneira como ele segurou a porta aberta para mim. Ele é um garoto tão cordial.”
  4. Passo 4 Empático
    Imagens do Google Etapa 4 Empático
    Empático Uma pessoa empática é capaz de imaginar como é estar no lugar de alguém. Essa seria uma ótima palavra para descrever seu melhor amigo se ele sempre parece triste quando você está passando por um momento difícil, por exemplo.
    • “Tive uma boa nota e contei isso a Mindy. Ela é tão empática que quase chorou de alegria por mim!”
  5. Passo 5 Virtuoso
    Imagens do Google Etapa 5 Virtuosa
    Virtuoso Se alguém é virtuoso, significa que tem padrões morais elevados e que geralmente se preocupa em fazer o que é certo. Geralmente também pode se referir a alguém que é justo e cumpridor da lei.
    • “Derek é um sujeito virtuoso. Ele está sempre fazendo voluntariado no fim de semana.”
  6. Passo 6 Sociável
    Imagens do Google Etapa 6 Sociável
    Sociável Uma pessoa sociável é extrovertida e obtém muita realização pessoal conversando com novas pessoas. Isso não significa que falem muito, apenas que são muito ativos e amigáveis.
    • “Você tem que convidar Sabrina para a festa! Ela é a pessoa mais sociável que conhecemos.”
  7. Etapa 7 Esclarecedor
    Imagens do Google Etapa 7 esclarecedora
    Perspicaz Se alguém sabe como entender situações confusas, resolver quebra-cabeças ou usar pistas para descobrir como as pessoas se sentem, ele é perspicaz. Não é exatamente inteligência bruta, mas sabedoria, conhecimento emocional e consciência.
    • “Tehilah é tão perspicaz; ela sabia que Tim e eu terminamos antes mesmo de eu contar a ela, apenas com base em como eu estava agindo.
  8. Passo 8 Imaginativo
    Imagens do Google Etapa 8 Imaginativo
    Imaginativo Alguém pode ser imaginativo se tiver a capacidade de gerar ideias criativas e únicas ou de expressar pensamentos originais com facilidade.
    • “Tivemos que escrever um conto para a aula, e Jimmy é tão imaginativo que inventou esta história sobre um pirata que se une a um dinossauro para combater o crime.”
  9. Etapa 9 Colaborativo
    Imagens do Google Etapa 9 Colaborativa
    Colaborativo Uma pessoa colaborativa é muito boa em trabalhar com outras pessoas. Eles são capazes de aceitar críticas e sabem quando seguir as instruções e quando assumir o volante. É provável que um bom companheiro de equipe seja muito colaborativo, por exemplo.
    • “Você deveria me deixar participar do seu projeto de grupo. Sou colaborativo e sei muito sobre história.”
  10. Passo 10 Confiante
    Imagens do Google Etapa 10 Confiante
    Confiante Quando alguém é autoconfiante e acredita em suas habilidades, está confiante. Uma pessoa confiante pode se voluntariar para assumir a liderança ou não ter problemas em abordar uma pessoa bonita em um bar e convidá-la para sair.
    • “Jamie está confiante em sua capacidade de concluir o trabalho antes de sexta-feira. Normalmente eu não acharia que isso fosse possível, mas ele me garantiu que não é grande coisa.”
  11. Etapa 11 Generoso
    Imagens do Google Etapa 11 Generosa
    Generoso Uma pessoa generosa está disposta a ajudar os outros mais do que uma pessoa comum faria. Isso pode incluir alguém que doa dinheiro para instituições de caridade ou uma pessoa que é especialmente gentil e solidária.
    • “Eu estava meio perdido e meu telefone estava mudo, mas esse homem generoso se deu ao trabalho de me mostrar aonde ir. Ele até me deixou fazer uma ligação.”
  12. Passo 12 Carismático
    Imagens do Google Etapa 12 Carismático
    Carismático Se alguém é carismático, não terá problemas em fazer com que as pessoas gostem dele ou em convencer os outros a fazerem algo. Um presidente ou palestrante motivacional pode ser carismático, por exemplo.
    • “Você deveria fazer um teste para ser capitão do time. Você é o melhor jogador do time e é super carismático.”
    Roberto Greene Robert Greene, autor de best-sellers

    No mundo do poder, as verdadeiras personalidades das pessoas estão muitas vezes escondidas atrás de diferentes máscaras – astúcia, charme, ousadia, cautela. Para navegar neste espaço, você precisa entender as palavras que descrevem a natureza humana – “assertiva” para aqueles que assumem o controle, “astuto” para os calculistas, “magnânimo” para líderes generosos e “implacável” para aqueles que ' farei qualquer coisa para vencer. Essas descrições ajudam a entender as motivações e a prever o que alguém pode fazer. São ferramentas essenciais para quem tenta ganhar poder ou resistir a ele.

Adjetivos de personalidade negativa

  1. Passo 1 Triste
    Imagens do Google Etapa 1 triste
    Triste Uma pessoa triste não é divertida de se ter por perto. Eles podem estar sempre de mau humor ou ter o hábito de abordar assuntos obscuros. Imagine um prédio abandonado na chuva. Isso é triste.
    • “Não gosto de como Tim sempre faz piadas sombrias. Ele é um cara tão triste.
  2. Passo 2 Agressivo
    Imagens do Google Etapa 2 Agressiva
    Agressivo Se uma pessoa nunca evita uma briga ou tem tendência a gritar ou criticar as pessoas injustamente, ela pode ser descrita como agressiva.
    • “Você não deveria discordar do Sr. Wayne. Ele é super agressivo quando as pessoas não concordam com sua perspectiva.”
  3. Etapa 3 Julgamento
    Imagens do Google Etapa 3 Julgamento
    Julgador Uma pessoa crítica (ou judiciosa) é supercrítica em relação aos outros. Eles podem sempre reclamar do comportamento das outras pessoas ou recusar-se a reconhecer quando alguém faz algo certo.
    • “Meu pai está sempre me dizendo que odeia minhas roupas. Ele é muito crítico.
  4. Passo 4 Implacável
    Imagens do Google Etapa 4 Implacável
    Implacável Alguém com uma personalidade implacável se recusará a dar às pessoas o benefício da dúvida, terá ambição demais para demonstrar compaixão ou se comportará de forma cruel quando isso as beneficiar.
    • “Meu chefe é implacável. Ele chamaria a polícia sobre um funcionário se isso significasse que ele poderia conseguir uma promoção.”
  5. Passo 5 Travesso
    Imagens do Google Etapa 5 Travesso
    Travesso Se uma pessoa é travessa, ela acha divertido causar problemas e criar o caos. Eles podem ser brincalhões que adoram pregar peças nos amigos ou têm tendência a ignorar as regras.
    • “Louis tem uma qualidade travessa. É quase como se ele estivesse sempre tentando mexer com você.”
  6. Etapa 6 abafado
    Imagens do Google Etapa 6 abafado
    Abafado Uma pessoa abafada não será muito aberta a novas ideias e terá dificuldade em aceitar pessoas que sejam diferentes. Eles provavelmente farão você sentir que não pode compartilhar como se sente.
    • “Eu sairia com Maisie com mais frequência, mas sua atitude abafada torna difícil sentir que posso realmente ser eu mesmo perto dela.”
  7. Etapa 7 Tedioso
    Imagens do Google Etapa 7 tediosa
    Tedioso Se uma pessoa é tediosa, isso significa que ela cansa as pessoas por demorar muito. Uma pessoa tediosa pode falar de maneira monótona e chata ou não conseguir reconhecer quando outras pessoas não estão interessadas em ouvir algo.
    • “O reitor da minha escola é um cara muito tedioso. Ele apenas fala sem parar sobre as regras. Mesmo quando você conta uma piada, ele apenas se repete.”
  8. Etapa 8 Cansativo
    Imagens do Google Etapa 8 Cansativo
    Enfadonho Se uma pessoa simplesmente o irrita, você pode descrevê-la como enfadonha. Eles podem ser apenas irritantes porque não deixam você em paz, ou irritantes porque sempre dizem a coisa errada.
    • “Johnny tem essa qualidade enfadonha de nunca saber quando você só quer ficar sozinho.”
  9. Passo 9 Mesquinho
    Imagens do Google Etapa 9 Mesquinho
    Mesquinho Um indivíduo mesquinho se recusará a lhe dar qualquer coisa. Geralmente é usado para descrever alguém que se recusa a gastar dinheiro, mas também pode se aplicar a alguém que se recusa a demonstrar amor, apreço ou atenção.
    • “Bosco é um treinador muito mesquinho. Esses uniformes têm buracos e todos os nossos equipamentos são antigos.”
  10. Etapa 10 Ingênuo
    Imagens do Google Etapa 10 Ingênuo
    Ingênuo Se alguém não tem sabedoria, experiência ou julgamento para compreender a maneira como o mundo funciona, pode ser descrito como ingênuo.
    • “Eu costumava ser um cara tão ingênuo. Eu andava por bairros violentos à noite sem realmente pensar no perigo em que estava me colocando.”
  11. Passo 11 Obtuso
    Imagens do Google Etapa 11 Obtuso
    Obtuso É improvável que uma pessoa obtusa perceba as coisas e estará propensa a perder “dicas” quando as pessoas as deixam cair. Obtuso também pode ser usado para descrever alguém que intencionalmente não entende ou intencionalmente não respeita os sentimentos de alguém.
    • “Outro dia fiz uma piada e todos riram, exceto Trevor. Ele é tão obtuso que acho que simplesmente não entendeu.
  12. Passo 12 Narcisista
    Imagens do Google Etapa 12 Narcisista
    Narcisista Uma pessoa narcisista tem um interesse extremo por si mesma. Eles só se importam com o que acontece com eles e podem ficar obcecados com