Como criar um forro.

Como criar um forro

One-liners são piadas curtas e simples que muitas vezes pegam as pessoas desprevenidas. Eles são projetados para surpreender o público e geralmente são um pouco picantes ou envolvem algum jogo de palavras. Se você quiser entrar nesse estilo, pode seguir a fórmula básica para fazer seus amigos e familiares rolarem de tanto rir em um piscar de olhos.

Passos

Método 1

Contando uma frase básica

  1. Mulher rindo de uma piada curta.
    Imagens do Google Mulher rindo de uma piada curta.
    Faça sua piada super curta. A regra principal dos one-liners está no nome: precisa ter cerca de uma linha. Sua piada pode ser um pouco mais longa do que isso, mas não deve demorar mais do que 20 segundos para ser dita. Seja curto e amável para que o público fique atento.
    • Se você achar isso um pouco desafiador, você pode querer levar sua comédia mais para uma direção de narrativa, em vez de uma frase simples.
  2. Passo 2 Comece com uma configuração que pareça estar indo em uma direção.
    Imagens do Google Etapa 2 Comece com uma configuração que pareça estar indo em uma direção.
    Comece com uma configuração que pareça estar indo em uma direção. Para começar uma frase curta, diga algo que faça o público pensar que sabe para onde está indo. Pode ser o início de uma piada clichê, uma situação comum ou uma opinião sobre um acontecimento atual.
    • Por exemplo, você poderia dizer: “Certa vez, atirei em um elefante de pijama”. O público pensa que você está dizendo que vestiu o pijama e não o elefante.
  3. Passo 3 Termine com uma piada que não seja o que o público esperava.
    Imagens do Google Etapa 3 Termine com uma piada que não é o que o público esperava.
    Termine com uma piada que não é o que o público esperava. A beleza das frases curtas é que a piada é quase sempre inesperada. Não importa como sua piada começou, termine-a com algo que o público não teria necessariamente pensado.
    • Por exemplo, se você disser: “Uma vez, atirei em um elefante de pijama”, continue com “como ele ficou de pijama, nunca saberei”. O público pensou que você estava falando sobre você de pijama, mas na verdade, você estava descrevendo um elefante de pijama.
    • Ou “Você não odeia quando alguém responde às suas próprias perguntas? Eu faço."
    • Você também pode tentar: “Eu possuo o pior dicionário de sinônimos do mundo. Não só é horrível, é horrível.”
    • As frases curtas não precisam necessariamente ser “inteligentes”; o que os torna engraçados é que são o oposto do que o público espera.
  4. Passo 4 Elimine quaisquer palavras desnecessárias.
    Imagens do Google Passo 4 Elimine quaisquer palavras desnecessárias.
    Elimine quaisquer palavras desnecessárias. Lembre-se de que as frases simples devem ser curtas. Se você estiver divagando sobre algo, seu público provavelmente não ficará tão envolvido. Tente retirar adjetivos e palavras descritivas até que sua piada seja apenas básica.
    • Veja a piada: “Tenho feito tantas horas extras que cheguei em casa e encontrei uma casa vazia ontem à noite. Encontrei uma nota. Dizia: 'Não aguento mais. Fiz uma longa caminhada no parque para pensar sobre nosso relacionamento. Era do meu cachorro."
    • A piada é boa, mas é bastante prolixa. Tente retirar algumas palavras até que soem assim: “Cheguei em uma casa vazia ontem à noite com um bilhete sobre a mesa. Dizia: 'Fui dar uma longa caminhada no parque para pensar sobre nosso relacionamento. Assinado, seu cachorro.
    • Ou a piada: “Nunca critique alguém até que você tenha caminhado um quilômetro no lugar dele. Assim, quando você os criticar, eles não conseguirão ouvir você de tão longe. Além disso, você terá os sapatos deles. Novamente, é engraçado, mas um pouco longo e instável.
    • Tente escrever algumas palavras: “Nunca critique alguém até que você tenha caminhado um quilômetro no lugar dele. Assim, quando você os criticar, eles não conseguirão ouvi-lo e você ganhará um novo par de sapatos.”
Método 2

Experimentando estilos diferentes

  1. Passo 1 Faça um trocadilho se você gosta de brincar com palavras.
    Imagens do Google Passo 1 Faça um trocadilho se você gosta de brincar com palavras.
    Faça um trocadilho se você gosta de brincar com as palavras. Se você estiver familiarizado o suficiente com seu idioma, tente usar alguns jogos de palavras. Você pode configurar sua piada com algo que pareça totalmente normal e depois encerrá-la com um trocadilho.
    • Por exemplo: “Originalmente, eu não iria fazer um transplante de cérebro, mas depois mudei de ideia”.
    • Ou “Não acredito que fui demitido da fábrica de calendários. Tudo que fiz foi tirar um dia de folga.”
  2. Passo 2 Faça uma piada exatamente oposta para algum humor reverso.
    Imagens do Google Etapa 2 Faça uma piada exatamente oposta para algum humor reverso.
    Faça uma piada exatamente oposta para algum humor reverso. Esta é a forma clássica de uma linha, mas você pode dar um passo adiante. Ao fazer a configuração, crie uma situação em que o público pense que conhece todos os fatos. Ao dizer sua piada, faça exatamente o oposto do que o público pensou.
    • Por exemplo: “Um homem misterioso bateu na minha porta a noite toda. De manhã, eu estava farto disso, então o deixei sair.”
    • Ou “Quero morrer em paz enquanto durmo, como meu avô. Não gritando e berrando como os passageiros de seu carro.”
  3. Passo 3 Descreva uma situação específica para fazer uma piada sobre ela.
    Imagens do Google Passo 3 Descreva uma situação específica para fazer uma piada sobre ela.
    Descreva uma situação específica para fazer uma piada sobre ela. O humor situacional é ótimo para colocar o público no seu lugar. Certifique-se de descrever uma situação de forma muito clara e precisa para que o público possa imaginá-la em suas cabeças.
    • Por exemplo, “O primeiro festival de especiarias abriu esta semana. O festival terminou mais cedo do que o esperado quando alguém ligou o ventilador de teto.”
    • Ou “Quero pendurar um mapa-múndi na minha casa. Então vou colocar alfinetes em todos os locais para onde viajei. Mas primeiro, terei que viajar até os dois cantos superiores do mapa para que ele não caia.”
  4. Passo 4 Experimente o humor político para falar sobre eventos atuais.
    Imagens do Google Passo 4 Experimente o humor político para falar sobre acontecimentos atuais.
    Experimente o humor político para falar sobre acontecimentos atuais. Não importa o que esteja acontecendo no mundo político, é sempre divertido falar sobre políticos. Pense em um evento atual que aconteceu recentemente e faça disso uma piada. No entanto, certifique-se de contar essa piada apenas na hora do evento, ou você pode parecer perdido.
    • Por exemplo: “Acho que deveríamos nos livrar da democracia. Todos a favor, levantem a mão.”
    • Ou “Qual é a diferença entre beisebol e política? No beisebol você está fora se for pego roubando.”
Método 3

Usando One-Liners

  1. Passo 1 Polvilhe algumas frases curtas para apimentar seu cenário de comédia.
    Imagens do Google Etapa 1 Adicione algumas frases curtas para apimentar seu cenário de comédia.
    Polvilhe algumas frases curtas para apimentar seu cenário de comédia. Você provavelmente não conseguirá fazer um stand-up inteiro com frases curtas, mas elas são ótimas para quebrar a monotonia de piadas longas. Adicione 2 a 3 frases curtas ao longo de sua rotina para mudar o ritmo de sua comédia.
    • Se você realmente gosta de frases curtas, considere contar uma história cômica em que todos os personagens falem apenas em frases curtas.
  2. Etapa 2 Mantenha algumas frases curtas em mente para algum humor situacional.
    Imagens do Google Etapa 2 Mantenha algumas frases simples em mente para algum humor situacional.
    Mantenha algumas frases curtas em mente para obter algum humor situacional. As frases curtas também podem ser reacionárias, especialmente quando você está em uma situação engraçada. Mantenha alguns no bolso de trás para o caso de surgir uma situação em que você possa usar um. Você pode tirar sarro de seus amigos ou da situação em que se encontra para adicionar um pouco de humor à sua vida diária.
    • Por exemplo, se você deixar cair alguma coisa, você pode dizer: “Vou colocar isso aí mesmo”.
    • Ou, se um de seus amigos arrotar, você pode dizer: “Você tirou as palavras da minha boca!”
  3. Etapa 3 Faça das frases curtas sua piada padrão.
    Imagens do Google Etapa 3 Faça das frases curtas sua piada padrão.
    Faça das frases curtas sua piada padrão. One-liners são fáceis de criar, pois são muito curtos. Muitos comediantes são conhecidos apenas por suas frases curtas, e você também pode ser! Tente pensar em frases curtas sempre que estiver fora de casa e anote-as em um caderno para não esquecer.
    • Você provavelmente vai querer memorizar suas frases antes de apresentá-las no palco.