Como se descrever em francês.

Como se descrever em francês

Descrever-se é uma habilidade importante pessoal e profissionalmente. Você pode querer conhecer ou namorar alguém, conhecer melhor um amigo ou se apresentar em um contexto profissional. As regras para se descrever em francês são semelhantes às que você faria em inglês, mas há algumas distinções que você deve conhecer. Usando essas diretrizes, você terá uma estrutura básica que poderá expandir para fornecer uma descrição mais personalizada de si mesmo.

Passos

Parte 1

Descrevendo sua personalidade

  1. Passo 1 Apresente-se.
    Imagens do Google Passo 1 Apresente-se.
    Apresente-se. A forma padrão de autoapresentação em francês é “je m'appelle” (zhuh mah-pell), que significa “eu me chamo”. Por exemplo, você pode dizer “je m'appelle Robert”.
    • A palavra francesa para o primeiro nome é “prenom” (presa – nom). Você poderia dizer “Mon prénom est...” (mon prey-nom ey), que significa “meu primeiro nome é...”
    • A palavra francesa para sobrenome é “nom de famille” (nohm dhe fah-mee). Em uma transação profissional ou comercial, se alguém solicitar seu “nome”, certifique-se de fornecer seu sobrenome em vez do primeiro.
  2. Passo 2 Indique sua idade.
    Imagens do Google Passo 2 Indique sua idade.
    Indique sua idade. Em inglês você declara sua idade como algo que você é, como em “Tenho quinze anos”, mas em francês você usa o verbo auxiliar “avoir”, que significa “ter”. Você diz “J'ai...ans” (zhai...ahn), que significa “Eu tenho...anos”.
    • Consulte um dicionário para encontrar pronúncias de números específicos.
    • Você também pode descrever sua faixa etária de forma mais geral usando a frase “je suis” (zhe swee) seguida de um adjetivo. “Jeune” (zhuhn) significa jovem. “Vieux” (vee-euh) indica um homem idoso, enquanto “vieille” (vee-ay) indica uma mulher idosa. “Je suis jeune” significa “Eu sou jovem”.
  3. Etapa 3 Descreva sua coloração.
    Imagens do Google Passo 3 Descreva sua coloração.
    Descreva sua coloração. Muitas palavras descritivas usadas em inglês são, na verdade, emprestadas do francês. Morena e loira significam a mesma coisa em francês, mas se referem apenas a mulheres. Um homem seria moreno ou loiro – em ambos os casos a consoante final deveria ser mal pronunciada. “Je suis loira” significa “Eu sou loira”.
    • Você também pode dizer “meu cabelo é...” seguido de uma cor. A frase para isso é “Mes cheveux sont...” (meh chuh-vuh son). Consulte um dicionário para saber a cor apropriada.
    • A mesma construção funciona para descrever a cor dos seus olhos. Você diria “Mes yeux sont...” (mehz-yuh son) que significa “meus olhos são...” Observe que neste caso você pronuncia o s no final de “mes” porque a próxima palavra começa com um vogal.
  4. Etapa 4 Descreva seu físico geral.
    Imagens do Google Etapa 4 Descreva seu físico geral.
    Descreva seu físico geral. As palavras para descrever a beleza são “beau” (bo) para homens ou “belle” (sino) para mulheres. Use a construção “Je suis” (zhe swee) seguida do adjetivo. “Je suis belle” significa “Eu sou linda” se você for mulher.
    • “Fort” (for) significa forte, enquanto “faible” (febl) significa fraco.
    • “Petit” (petee) para homens ou “petite” (peteet) para mulheres significa pequeno ou curto.
    • “Grand” (grahn) para homens ou “grande” (grahnd) para mulheres significa grande ou alto.
  5. Etapa 5 Indique seu estado de espírito.
    Imagens do Google Passo 5 Indique seu estado de espírito.
    Indique seu estado de espírito. A frase “je suis” (zhe swee) seguida de um adjetivo pode transmitir se você está feliz, triste ou experimentando outros sentimentos. Consulte um dicionário para encontrar exatamente o adjetivo que você deseja.
    • Conteúdo (cohn-tahn) significa feliz, enquanto triste (árvore) significa triste. Você diria “je suis triste” para transmitir “Estou triste”.
    • Fatigué (fah-tee-gay) significa cansado. Você diria “je suis fatigué” para transmitir “Estou cansado”.
Parte 2

Descrevendo suas atividades

  1. Passo 1 Indique sua ocupação.
    Imagens do Google Passo 1 Indique sua ocupação.
    Indique sua ocupação. A frase “je suis” (zhuh swee) significa “eu sou”. Você deve então seguir com a ocupação apropriada. Observe que as terminações das palavras podem mudar dependendo se você é homem ou mulher. Um dicionário pode ajudá-lo a identificar o sufixo apropriado.
    • As ocupações masculinas que terminam com “eur” (euhr) muitas vezes mudam para “euse” (euhz) para as mulheres. Por exemplo, um massoterapeuta seria massagista ou massagista.
    • As ocupações masculinas que terminam em “ier” (ee-ay) muitas vezes acrescentam um e extra para se tornarem ière (ee-ehr) para as mulheres. Um agricultor seria um fermier ou um fermière.
    • Ocupações masculinas que terminam em consoante podem adicionar um e extra para se tornarem femininas. Por exemplo, um estudante do sexo masculino é um “étudiant” (ay-tood-eeon), enquanto uma estudante do sexo feminino é uma “étudiante” (ay-tood-eeont). Observe que a consoante final é pronunciada apenas na forma feminina.
    • Muitas ocupações possuem apenas uma forma, independente do gênero, como “professeur” que significa professor.
  2. Passo 2 Compartilhe seus hobbies.
    Imagens do Google Passo 2 Compartilhe seus hobbies.
    Compartilhe seus hobbies. Como em inglês, a construção usual para descrever uma preferência por uma atividade é começar com uma frase conjugada como “eu gosto” ou “eu amo” e segui-la com um verbo infinitivo (não conjugado), como “ler” ou "cantar." Os verbos são, em geral, uma única palavra que termina em –er, -ir ou –re. Um dicionário listará os verbos em sua forma infinitiva.
    • “Eu gosto” é “j'aime” (zhehm). “Eu amo” é “j'adore” (zha-dor). “J'aime lire” (zhehm leer) significa “Gosto de ler”.
    • As palavras “ne” e “pas” em ambos os lados do verbo negam a frase, indicando antipatia. “Eu não gosto” é “je n'aime pas” (zhe nem pah). “Je n'aime pas chanter” (zhe nem pas chan-tay) significa “Eu não gosto de cantar”.
  3. Etapa 3 Descreva coisas que você gosta.
    Imagens do Google Etapa 3 Descreva coisas que você gosta.
    Descreva coisas que você gosta. Em inglês, ao descrever algo que você gosta, você não usa o artigo. Você diria “Eu gosto de gatos”. Para expressar isso em francês, entretanto, você usa o artigo: “J'aime les chats” (zhem lay shah).
    • Mon (mohn) ou ma (mah) são usados ​​como possessivos, quando você deseja indicar que gosta de algo que lhe pertence. Mes (meh) indica um plural possessivo.
    • Mon é usado quando o substantivo é masculino, indicado no dicionário pela letra m. “J'aime mon chat” significa “Gosto do meu gato”. Observe que não importa se você é homem, importa que gato (bate-papo) seja um substantivo masculino.
    • Ma é utilizado quando o substantivo é feminino, indicado no dicionário pela letra f. “J'aime ma tante” significa “Gosto da minha tia”. Novamente, importa que tia seja um substantivo feminino, não que você seja homem ou mulher.
    • Mes indica um substantivo possessivo no plural, como “minhas tias” ou “meus gatos”. Você diria “j'aime mes tantes” ou “j'aime mes chats”.
  4. Etapa 4 Use um adjetivo.
    Imagens do Google Passo 4 Use um adjetivo.
    Use um adjetivo. A frase “je suis” (zhe swee) seguida de um adjetivo pode indicar seus interesses gerais. Observe que o sufixo deve mudar dependendo se você é homem ou mulher. O dicionário normalmente lista a versão masculina primeiro e a feminina depois. “Je suis sportif” (sporteef) para homens ou “je suis sportive” (sporteev) para mulheres significa “Eu sou atlético”.
    • Se isso for muito desafiador, pode ser mais fácil usar as recomendações acima para compartilhar hobbies, simplesmente dizendo “Gosto de esportes” ou “J'aime les sports”.
    • Essa construção também funciona para descrever traços de personalidade. Por exemplo gentil/gentille (zhantee/zhanteel) significa legal. Você diria “je suis gentil” se for homem ou “je suis gentille” se for mulher.

Vídeo