Como posso dar conselhos ao meu namorado? 10 maneiras de ajudá-lo (sem fazê-lo se sentir mal).

Como posso dar conselhos ao meu namorado? 10 maneiras de ajudá-lo (sem fazê-lo se sentir mal)


Talvez você tenha notado recentemente que seu namorado está lutando com alguma coisa ou tenha a sensação de que algo o está incomodando - mas não tem certeza de como iniciar uma conversa sobre isso. Dar conselhos ao seu namorado pode definitivamente ser complicado⁠; você só quer que ele se sinta melhor logo e o apoie da maneira mais sensível possível. Compreendemos perfeitamente e reunimos algumas dicas para ajudá-lo a dar-lhe conselhos gentis e atenciosos.

Passos

1

Esclareça seus objetivos.

  1. Você quer ter certeza de que está trabalhando com as informações corretas.
    Imagens do Google Você quer ter certeza de que está trabalhando com as informações corretas.
    Você quer ter certeza de que está trabalhando com as informações corretas. Faça perguntas ao seu namorado ou reformule o que ele está dizendo com suas próprias palavras – isso permitirá que você chegue ao cerne da questão e descubra exatamente contra o que ele está lutando. Quanto mais informações você tiver, melhores conselhos poderá oferecer⁠ - além disso, sua atenção aos detalhes mostrará a ele que você está levando isso a sério. Você pode começar com perguntas gerais para iniciar a conversa e torná-las mais específicas à medida que aprende mais.
    • Por exemplo, você pode tentar perguntar “Como tem sido sua carga de trabalho ultimamente?” ou “Você está se sentindo bem com a reunião de família?” para ter uma ideia geral do humor do seu namorado.
    • Então, você poderia dizer “Então você ainda está tentando descobrir como pedir um aumento?” ou “Então parece que sua irmã ainda não quer aparecer?”
2

Tenha em mente os melhores interesses dele.

  1. Lembre-se de que a personalidade e a situação do seu namorado são exclusivas dele!
    Imagens do Google Lembre-se de que a personalidade e a situação do seu namorado são exclusivas dele!
    Lembre-se de que a personalidade e a situação do seu namorado são exclusivas dele! Mesmo que haja um conselho que você acha que é o melhor, ou que tende a funcionar mais para você, ele pode ser mais adequado para tentar outra solução. Em outras palavras, em vez de fazer suposições sobre o que funcionará melhor, tente adotar a perspectiva do seu namorado e pensar em como ele tende a agir.
    • Se você sabe que seu namorado tende a não gostar de conflitos, por exemplo, evite sugerir que ele confronte seus colegas de quarto imediatamente por falar muito alto. Em vez disso, considere trazer opções com as quais ele se sinta mais confortável, como encontrar um mediador ou trocar de sala.
3

Pergunte se ele quer seu conselho.

  1. Certifique-se de que ele está procurando soluções e deseja sua opinião.
    Imagens do Google Certifique-se de que ele está procurando soluções e deseja sua opinião.
    Certifique-se de que ele está procurando soluções e deseja sua opinião. Se o seu namorado está em uma situação difícil ou lidando com um assunto delicado, pode ser mais seguro verificar com antecedência sobre como dar conselhos. Ele pode apenas querer desabafar! Mesmo que ele não peça seu conselho, ele pode expressar sua gratidão por você estar cuidando dele.
    • Por exemplo, se o seu namorado não estiver muito confiante em relação ao peso, você pode perguntar: “Tudo bem se eu lhe desse alguns conselhos de saúde?” ou “Ei, você estaria aberto para ouvir minha opinião sobre sua dieta?”
4

Dê a ele várias opções.

  1. Você quer que ele siga o conselho que funciona melhor para ele.
    Imagens do Google Você deseja que ele siga o conselho que funciona melhor para ele.
    Você quer que ele siga o conselho que funciona melhor para ele. Embora todos os seus conselhos possam ser ótimos, apresentar algumas possibilidades ao seu namorado permite que ele escolha com o que se sente mais confortável. Ele realmente apreciará o esforço que você está fazendo ao considerar todos os diferentes lados da questão⁠ - e isso pode até mesmo incentivá-lo a fazer um brainstorming e explorar outras ideias próprias!
    • Por exemplo, tente dizer: “Acho que você poderia ser sincero agora sobre os problemas do seu colega de quarto ou esperar talvez mais uma semana para ver se melhora. Mas se você quiser evitar o confronto, acho que você poderia considerar apenas lidar com isso no último mês.”
5

Comece com sugestões menos diretas.

  1. Isso ajuda você a evitar ficar muito forte.
    Imagens do Google Isso ajuda você a evitar ser muito forte.
    Isso ajuda você a evitar ficar muito forte. Você poderia abordar o assunto de forma mais ampla para ver como seu namorado reage⁠ e se ele está aberto a conselhos. Em seguida, avalie a situação para decidir se você deve trabalhar para obter um feedback mais específico.
    • Se o seu namorado está tendo problemas com gastos, por exemplo, considere começar com “Como está o orçamento recentemente? Eu sei que você mencionou antes que é meio complicado para você.” em vez de dizer algo como “Acho que você precisa de ajuda para administrar suas finanças”.
6

Analise as opções juntos.

  1. Seu namorado pode se sentir mais fortalecido se for um esforço de equipe.
    Imagens do Google Seu namorado pode se sentir mais fortalecido se for um esforço de equipe.
    Seu namorado pode se sentir mais fortalecido se for um esforço de equipe. Você ainda pode dar seus melhores conselhos, mas considere conversar sobre possíveis caminhos juntos e até mesmo decidir sobre os próximos passos (em vez de apenas dar conselhos e deixar o resto para seu namorado). Dessa forma, há menos chance de que seu conselho pareça unilateral⁠. Em vez disso, vocês estão juntos e totalmente disponíveis para ajudá-lo a resolver o problema⁠ - e vocês sairão disso com um vínculo de casal mais forte também!
    • Por exemplo, se ele está estressado sobre como lidar com um agressor no local de trabalho, discuta quais opções seriam melhores para ele antes de tomar uma decisão coletiva.
7

Tenha empatia com ele.

  1. Dizer a ele que você se identifica o ajuda a se sentir menos sozinho.
    Imagens do Google Dizer a ele que você se identifica o ajuda a se sentir menos sozinho.
    Dizer a ele que você se identifica o ajuda a se sentir menos sozinho. Conte uma ocasião em que você passou por algo semelhante e explique como lidou com isso e por que acha que essa solução também o beneficiaria. Você diminuirá a chance de seu conselho parecer abrupto ou inesperado, porque você o está fundamentando em sua própria experiência. No processo, vocês dois também aprenderão mais um sobre o outro e aprofundarão sua conexão emocional.
    • Você poderia dizer: “Lembro-me de quando também me senti inseguro em relação à minha aparência. Foi difícil, mas o que acabei fazendo foi…”
    • Ou tente dizer: “Entendi totalmente o que você quis dizer. Realmente me ajudou agendar um horário com eles para sentar e conversar no café. Talvez você possa tentar isso também?
    • Tenha cuidado ao dar conselhos sobre você, pois seu objetivo é ajudar seu namorado o máximo possível⁠ – não perca muito tempo contando sua própria história!
8

Aumente sua confiança com elogios.

  1. Apontar suas qualidades positivas pode tornar seus conselhos mais gentis.
    Imagens do Google Apontar suas qualidades positivas pode tornar seus conselhos mais gentis.
    Apontar suas qualidades positivas pode tornar seus conselhos mais gentis. Se você está preocupado em ofender seu namorado, certifique-se de que ele saiba que você aprecia o quão bom ele é, elogiando-o e usando uma linguagem positiva e edificante em geral. Ao combinar seus conselhos com comentários positivos, você parecerá mais solidário do que acidentalmente severo, e ele será mais receptivo às suas palavras porque sentirá que você realmente deseja o melhor para ele.
    • Por exemplo, você poderia dizer: “Você tem trabalhado muito ultimamente. Estou com saudades de você e quero passar mais tempo juntos! Você acha que poderia tentar reduzir um pouco seu horário?
    • Ou você pode expressar confiança no julgamento dele dizendo: “Você tem lidado muito bem com a situação. Talvez outra coisa que você possa tentar é…”
9

Ouça se ele só precisa de um ombro para se apoiar.

  1. Seu namorado pode precisar apenas de alguém com quem desabafar.
    Imagens do Google Seu namorado pode apenas precisar de alguém com quem desabafar.
    Seu namorado pode precisar apenas de alguém com quem desabafar. Concentrar-se em ouvir pode ser uma boa opção se você não estiver qualificado ou com conhecimento suficiente sobre o assunto para fornecer conselhos específicos e práticos. Apenas por estar ao lado dele, você está dando a ele um espaço para falar sobre suas preocupações⁠. Ao longo do processo, ele pode até encontrar um encerramento ou perceber por si mesmo qual é o melhor caminho a seguir. Você não precisa ficar completamente em silêncio⁠ - acene com a cabeça e peça mais detalhes ou esclarecimentos para que ele saiba que você está realmente ouvindo.
    • Por exemplo, se o problema dele estiver relacionado a um problema técnico específico no trabalho sobre o qual você não sabe muito, ou a um problema familiar que seja muito pessoal para você se envolver, você pode dizer a ele que está lá para apoiá-lo. tanto quanto possível, emprestando um ouvido.
    • Você também pode dizer “Conte-me mais” se precisar de esclarecimentos sobre algo.
10

Afaste-se se ele ficar chateado.

  1. Se você sentir resistência, considere dar algum espaço ao seu namorado.
    Imagens do Google Se você sentir resistência, considere dar algum espaço ao seu namorado.
    Se você sentir resistência, considere dar algum espaço ao seu namorado. Definitivamente, pode ser doloroso sentir que ele não valoriza sua opinião, mas lembre-se de que provavelmente também é uma questão difícil para ele lidar. Isso não significa que ele não queira sua ajuda – apenas que ele precisa de tempo para processar o que está acontecendo. Ele pode até se sentir mal por você estar estressado por causa dele e não quer que você se preocupe com isso⁠ - pode ser a maneira dele de protegê-lo do problema!