Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade

O caminho para a popularidade não foi fácil: sapatos baratos do mercado, roupas feitas de material sintético e látex, multas por cada ação errada. A parte inferior do grupo feminino mais popular revelou-se feia.

Se falamos do grupo “VIA Gra”, invariavelmente vêm à mente as integrantes do grupo feminino. Em diferentes momentos, graças à lendária equipe, Anna Sedokova, Vera Brezhneva, Nadezhda Granovskaya, Albina Dzhanabaeva e muitas outras tornaram-se estrelas. Essa trilha continua até hoje, embora cada um já tenha começado a construir uma carreira solo há muito tempo.

Muitos anos depois, Vera Brezhneva admite que usar vestidos curtos e reveladores é muito desconfortável para ela.

“Tenho vergonha de subir no palco de saia curta... Quando tem show, as pessoas sentam na sua frente e você sobe no palco - isso é uma coisa. Mas quando você trabalha com uma câmera, é completamente diferente. Existe um tipo de plástico diferente... Aos 35, fui capa da revista Maxim... E aos 35, sou a mais sexy de novo... Mas isso é um ensaio fotográfico. Não posso sair assim... me sinto desconfortável”, admitiu ela há alguns anos.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade
Vera Brejneva e Konstantin Meladze

Talvez isso se deva à idade, ou talvez ao trauma psicológico que todos os participantes do VIA Gra invariavelmente apresentam.

As meninas raramente se lembram deles, tentando evitar momentos dolorosos do passado. Mas você não pode apagar as palavras da música. Por exemplo, Tatyana Naynik, estando fora da equipe, foi tratada por muito tempo em um hospital psiquiátrico.

“Eu perdi toda a minha vida anterior. Modelar contratos, marido, apartamento, emprego. Eu nem acumulei nenhuma riqueza. Além disso, assim que saí da VIA Gra, meu pai morreu. Acabei no hospital e durante dois anos fui tratado com psicotrópicos. Também procurei minhas avós: elas me causaram tantos danos!” - a artista compartilhou sua história.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade
Tatiana Naynik

A imagem ideal da VIA Gra era Granovskaya. Konstantin Meladze lembrava regularmente aos participantes: “Nadia é ‘VIA Gra’”. Correspondia às ideias visuais do produtor sobre como deveriam ser os membros do grupo. Todos se adaptaram a esse formato: os seios não eram menores que o tamanho 3.

“Esta cláusula está realmente escrita no contrato. E se a menina atende a todos os padrões dos produtores, mas não tem seios, a cirurgia plástica para aumentar o busto é pré-requisito”, disse a ex-solista do trio sexy, Christina Kots-Gottlieb.

A única participante que recusou a operação foi Olga Romanovskaya. Esta decisão custou-lhe a carreira. O restante cumpriu diligentemente todos os termos do acordo. Embora não existisse um acordo legal com o produtor como tal, existiam apenas “regras de conduta”, que detalhavam o que os participantes estavam autorizados a fazer e o que era estritamente proibido.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade
Erica Herceg, Misha Romanova, Anastasia Kozhevnikova

“Você não pode fumar, beber, sair sem permissão, conhecer homens, comunicar-se com colegas e amigos, geralmente permitir a entrada de estranhos em seu quarto, dar entrevistas e comentários sem o consentimento dos produtores. Dar à luz geralmente é um pecado terrível. Para cada infração há multas”, admitiu certa vez Tatyana Naynik.

Os performers conheciam não só as regras, mas também a tabela de multas, o que também impressionou. Cada cigarro custa US$ 100. Como resultado, Alena Vinnitskaya teve que ser codificada por fumar enquanto estava no grupo. Mesmo por fumarem fora do local, caso as meninas fossem flagradas pelo produtor ou segurança, elas eram privadas do pagamento.

Não foram impostas punições menos severas ao excesso de peso: se os participantes tivessem que ser “espremidos” na foto, enfrentavam no mínimo uma conversa difícil com o produtor, e às vezes controle total. Os administradores monitoraram o peso das enfermarias - o que comem e quais pratos pedem.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade
Albina Dzhanabaeva, Nadezhda Granovskaya, Eva Bushmina

“Depois do show, ficamos trancados no hotel e nem parentes e amigos conseguiram chegar até nós. Na minha cidade natal, São Petersburgo, em turnê, não tive permissão para falar com minha mãe! Não me deixaram entrar no quarto”, lembra Tatyana Naynik.

No início, enquanto o grupo conquistava seu lugar ao sol, não havia apenas controle total, mas também a mesma economia.

“O diretor comprou os tecidos mais baratos nos mercados atacadistas, e as roupas foram cortadas por alguns trabalhadores migrantes por centavos, não por estilistas famosos. Os looks, claro, eram muito reveladores. Em alguns, era impossível realizar. Em látex suamos como os homens na academia, e em roupas íntimas sintéticas e babados podíamos congelar de frio”, lembra Alena Vinnitskaya.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade
Vera Brezhneva, Anna Sedokova, Nadezhda Granovskaya

Mas mesmo os sintéticos baratos não se comparavam às roupas pintadas com tinta automotiva tóxica. Os participantes brilharam em 2000, cantando o hit “Tentativa No.

Para garantir que o tecido ficasse “dourado”, os vestidos eram tingidos a cada duas tomadas. O fedor da tinta tóxica do carro era tão forte que tirava o fôlego, mas isso não impediu ninguém.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade
Erica Herceg, Misha Romanova, Anastasia Kozhevnikova

“Foi comprada uma lata de tinta automotiva tóxica para produtos de ferro. E esse vestido estava cheio dessa tinta. Imagine o desconforto que senti ao usá-lo durante as filmagens. Em primeiro lugar, tinha um cheiro muito forte e tornou-se desconfortável e duro”, compartilhou Vinnitskaya.

Vera Brezhneva pagou sua popularidade com sua saúde no sentido literal da palavra. Para filmar o videoclipe da música “Flower and Knife”, o artista foi encharcado de água fria na rua por 14 horas. A temperatura do ar era de apenas +10. Ao final das filmagens, a cantora estava histérica.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade
Imagens do google

Acima de tudo, Konstantin Meladze temia que surgissem rumores sobre a disponibilidade de vocalistas. Mas ele também não podia recusar imagens sexuais – essa era a especialidade da equipe. Mas nem sempre foi possível observar essa linha tão tênue. Os clientes muitas vezes percebiam o VIA Gro de acordo com o medicamento de mesmo nome.

Em dezembro de 2001, Vinnitskaya e Granovskaya fugiram de uma festa corporativa nos Cárpatos. As meninas trabalharam no programa e depois, a pedido dos convidados, foram para o salão. Um dos homens começou a incomodar Granovskaya, mas foi rejeitado. Em seguida, os artistas foram trancados na sala e tiveram que sair pela janela, amarrando os lençóis ao radiador. Naturalmente, as meninas não receberam nenhum pagamento.

“Nos anos 2000, o grupo estava no auge da popularidade e os tempos eram tais que o dinheiro podia comprar tudo. Portanto, Meladze temia logicamente que seus pupilos adquirissem má reputação. Mas rumores ainda circulavam. Disseram que o “esquadrão de ouro” concordou com jantares com milionários e organizou viagens VIP. É claro que eram clientes especiais e tais eventos custavam milhões de rublos. Como o dinheiro foi dividido? Esta já é uma cozinha interna. Mas normalmente a maior parte vai para o produtor e 20–30% para os artistas. As meninas jogavam de acordo com as regras de Meladze, vestidas e despidas. Eram todas meninas simples de famílias pobres”, diz Olga Loeva, organizadora do concerto, ao ProPedia.

Naynik foi tratado em um hospital psiquiátrico e Brezhneva sofreu colapsos: o produtor contou quanto os participantes do VIA Gra pagaram pela popularidade
Foto da Legion Media

Seria possível perdoar muito se tal popularidade rendesse um bom dinheiro, mas, infelizmente. Os artistas não recebiam tanto, mas havia trabalho mais que suficiente.

“Eles eram muito populares. Houve muitas apresentações, principalmente eventos corporativos. Já organizei esses eventos mais de uma vez a pedido dos clientes. O cachê total do grupo foi de 20 mil dólares, poderia ter sido mais, mas são histórias distintas. Mas a cozinha interna já não era suportável. Mas com certeza receberam um pouco, não sei exatamente quanto, parece que ouvi dizer que foram cem dólares, talvez um pouco mais, dependendo do intérprete. Este é principalmente o ganho do produtor. Mas esses preços estavam em algum lugar no início da existência do grupo, depois cresceram”, disse o promotor Sergei Lavrov ao ProPedia.

Mas não havia tempo para gastar nem mesmo esses ganhos modestos. Os produtores deram literalmente 15 minutos para comprar cosméticos nas lojas. Os sapatos mais baratos foram comprados nos mercados, e muitos dos itens para as filmagens vieram de guarda-roupas pessoais. Numa fase inicial, os produtores não tiveram muita vontade de investir no grupo, recebendo bons dividendos daquilo com que a natureza generosamente dotou os participantes.

Foto: Evgeny Nikolaev, Andrey Kalmykov/ProPedia, Legion-Media, Persona Stars