Mãe adotiva do “hospital Mowgli” do hospital Lapino: “No início, Sasha se embalou tanto que a casa tremeu!”.

Mãe adotiva do “hospital Mowgli” do hospital Lapino: “No início, Sasha se embalou tanto que a casa tremeu!”

A triste história de uma menina de família rica, que passou 6 anos de sua vida sem sair das paredes da enfermaria do prestigioso centro perinatal materno-infantil, chocou toda a Rússia. A criança foi trancada viva no hospital não por motivos de saúde, mas por capricho de seus pais - Tatyana Maksimova e Yuri Zinkin. Há um ano e meio, através dos esforços incríveis de ativistas sociais, advogados e pessoas simplesmente atenciosas, conseguiram libertar a menina do cativeiro.

Como Sasha vive agora? E por que seu destino e direito a uma infância feliz ainda estão em jogo?

Sasha nasceu prematura em março de 2014, mas apesar do parto ter sido feito pelos médicos do centro perinatal, sua mãe e seu pai se recusaram categoricamente a levar a filha para casa. Por alguma razão, eles decidiram que a menina estava gravemente doente e não poderia existir fora dos muros do hospital.

O bebê permaneceu no hospital. Os pais “cuidadosos” não visitavam a criança, mas pagavam regularmente as contas da instituição médica (cerca de 1.000.000 de rublos por mês) e os salários de duas babás (cerca de outros 300.000). Também enviavam regularmente um padre para Sasha (a família é muito devota), que dava a comunhão à criança. Isso é tudo com que se preocupar!

NUNCA COMEMORO O ANO NOVO E VEJO UMA ÁRVORE

Por que os médicos do Centro Perinatal ficaram inativos? Para onde todos os órgãos autorizados e este mesmo padre estavam olhando agora não está claro. Mas permanece o fato de que uma criança absolutamente saudável ficou prisioneira em um caro quarto de hospital por muitos anos. Sasha não saía, nunca ia ao parquinho, não comemorava o Ano Novo em casa, não via a árvore festiva e os presentes. Ela nem sabia o que era um lar acolhedor.

Graças a Deus, os funcionários da Fundação Voluntários para Ajudar os Órfãos tomaram conhecimento do terrível destino do “hospital Mowgli”. A sua líder, Elena Alshanskaya, passou quase um ano a visitar as autoridades - as autoridades tutelares, o Ministério Público, a Comissão de Investigação, o Provedor dos Direitos da Criança - e tentou pôr fim a este horror. É assustador - uma criança saudável não pode e não deve viver num hospital. Mesmo que seja caro e confortável. Mas, por algum motivo, não deu em nada. Não foram abertos quaisquer processos criminais (embora isto constitua claramente um crime nos termos de vários artigos); a criança não foi levada do hospital nem para uma família guardiã nem para a sua própria família. Como Sasha vivia entre quatro paredes, ela continuou a viver. São pessoas comuns que amam e querem cuidar de seus filhos, que podem ser privadas dos direitos dos pais em um segundo porque não há bananas suficientes na geladeira ou porque o telhado de uma casa em ruínas caiu. Mas acontece que não existem simples...

E só depois que essa história foi publicada na mídia, em 2019, o assunto avançou. Maksimova e Zinkin foram processados ​​​​por três departamentos das autoridades tutelares ao mesmo tempo. Os serviços sociais pediram aos pais que limitassem os seus direitos. Não, não privado, embora pareça...

O processo durou vários meses (e a criança ainda vivia no hospital!) e foi coberto detalhadamente por vários meios de comunicação. Nem Maksimova nem Zinkin apareceram no tribunal, nem no quarto da filha - naquela época eles não eram vistos lá há um ano e meio. Mas eles enviaram três defensores vigorosos em seu lugar. Tudo para defender os seus direitos - deixar a criança no hospital e não só. Os jornalistas, e todos os presentes, ficaram com os cabelos em pé pelo que ouviram.

- Por que você decidiu que se os pais não buscarem o filho no hospital, estarão violando seus direitos?

- Que regulamentos dizem o que significa pouca comunicação com os pais e o que significa suficiente? E quanto às chamadas de áudio e vídeo? E isso também é comunicação.

- A criança é bem tratada, mora em um quarto confortável, está tudo bem com ela e não há perigo para sua vida e saúde.

Essas foram as discussões que mamãe e papai tiveram. Apesar de tudo, o tribunal limitou os direitos de Maksimov e Zinkin. Sim, não fiz isso, você leu corretamente. Restrito. 1,5 anos se passaram e um novo processo começou no Tribunal Presnensky de Moscou, desta vez para privá-los dos direitos à filha. E novamente a luta - os mesmos advogados, as mesmas crenças estranhas. A verdade agora também é apimentada pelo fato de que os tutores de Sasha supostamente não permitem que os infelizes pais vejam sua filha.

O que realmente está acontecendo? Onde e como vive o “doente Mowgli” Sasha? E sua mãe e seu pai se lembraram dela pelo menos uma vez durante esse período?

NÃO SAÍ DO QUARTO, NÃO LIBEREI O BICO DA MINHA BOCA

Um dos bairros mais prestigiados e antigos de Moscou. Lindo e moderno apartamento de elite em frente ao parque. Esta é agora a casa do “hospital Mowgli” Sasha.

“Crianças, digam olá para Marina, esta é nossa amiga”, sua dona, a simpática e jovem morena Yulia, me encontra na soleira do apartamento.

Três rostos curiosos de crianças aparecem um após o outro no corredor. Sasha a pequena (ela tem 2 anos), Lesha de 4 anos e Sasha a grande...

Eu nunca tinha visto essa garota com meus próprios olhos, mas muitas vezes a imaginei e fiquei muito preocupado com ela. E fiquei até um pouco preocupado. Sasha provavelmente sentiu isso e se escondeu atrás da mãe.

- Olá!

Uma boa menina, travessa, olhos espertos por trás de óculos, duas tranças loiras. E tão elegante!

Mãe adotiva do “hospital Mowgli” do hospital Lapino: “No início, Sasha se embalou tanto que a casa tremeu!”
Imagens do google

“Sasha já está na primeira série”, diz Yulia. — Ela estuda melhor do que qualquer pessoa do seu grupo paralelo, tem mais “estrelas” (as notas ainda não são dadas) do que qualquer outra pessoa.

- Sim, e também frequento o clube “Jovem Químico”. E também quero fazer “Alfabetização Financeira”. Vou crescer, ficar bilionário e comprar presentes para todos, principalmente para minha mãe. “Eu amo muito a mamãe”, a menina se aconchega em Yulia e a beija.

O apartamento é muito aconchegante, tem muitos brinquedos, lápis de cor, livros para colorir e livros. Tudo para crianças. Mas acontece que aqui, em um apartamento em Moscou, a família não mora, mas só visita quando há algo para fazer - ir ao médico, trabalhar com tutor ou psicólogo (isso é para Sasha).

“Temos uma casa fora da cidade, é onde moramos”, diz Yulia. - Além disso, todos os terrenos vizinhos são nossos, parentes. Meus pais, minha irmã e sua família, minha tia e sua família e meu avô. Quando todos nos reunimos, são 19 pessoas, das quais 9 são crianças. Então nunca é chato.

- Sasha, onde você mais gosta? Aqui em Moscou ou numa casa fora da cidade?

- Na casa tem a vovó e a escola. Você pode ter cachorros e passear no quintal. Também tenho um quarto grande e lindo onde todos os meus amigos podem ficar.

Sasha foi para o quarto fazer a lição de casa. Os mais novos desabaram no sofá para assistir desenhos animados, e Yulia e eu pudemos conversar sobre adultos.

- Yul, como você decidiu adotar uma criança adotiva? Ainda assim, existem dois dos nossos...

“Há muito tempo que meu marido e eu pensamos em adoção. E depois há a história de Sasha... Terrível, claro. Minha mãe colabora há muito tempo com a Fundação Alshanskaya como voluntária e ela me contou sobre isso. Fiquei com muita pena da garota. Decidimos imediatamente que a levaríamos. Toda a nossa família apoiou esta decisão.

- Deve ter sido difícil no começo?

- Claro que não é fácil. Sasha tinha medo de tudo e de todos - da rua, das pessoas, das crianças mais novas, dos cachorros, dos gatos. Assim como Mogli. Ela se recusou a sair da sala e você não conseguiu convencê-la a dar um passeio no quintal: “Por quê?” Ficou claro que a criança não conseguia perceber o espaço ao seu redor, que simplesmente não percebia que o mundo era muito grande e não se limitava a um cômodo. Que há muitas outras pessoas nele. Nos primeiros meses, tivemos até que entregar nossos filhos aos pais e morar apenas com Sasha em uma casa separada. Isto estava certo. Aí ela se acostumou com a gente, aos poucos começamos a sair para o quintal. Na rua conhecemos “acidentalmente” o nosso próprio povo. Além disso, a princípio, assim que alguém além de mim ou de meu marido tentou falar com Sasha, ela imediatamente começou a chorar e fugiu. Então fizemos tudo devagar, devagar e devagar e sob orientação de um profissional psicólogo, para não causar nenhum dano.

- Quanto tempo você viveu assim isolado?

- Provavelmente dois ou três meses. Depois começaram a “visitar” a casa grande e a tomar chá. Sasha reconheceu a todos e tornou-se amiga de todos. Ela continuou esclarecendo - quem é esse para nós? Vovô, eu entendo. E esta é a tia, sua irmã, claro. Ou seja, ela estava muito interessada nas conexões familiares. E uma vez ela mesma perguntou à minha mãe: “Vovó, quando vamos morar também nesta casa com todo mundo?” Bem, nos mudamos imediatamente.

- Como Sasha reagiu à nossa vida normal? Pelas idas às lojas, ao parque, pelo facto de a comida não vir sozinha, mas precisar de ser cozinhada?

- Ela se interessava por tudo, mas só pela mão. Nos primeiros meses ela não me deixou ir de jeito nenhum, precisava constantemente de contato físico - pelo menos para alguma coisa, mas para abraçar a mim ou a minha mãe. Aparentemente ela tinha um déficit muito forte na comunicação tátil. E o que realmente me surpreendeu foi que Sasha se embalou tanto para dormir que nossa casa até tremeu. É estranho sim, afinal ela não estava sozinha, com babá, enfermeiras e médicos. É como se ela fosse uma órfã-refusenik completa (“Síndrome de órfão” - por falta de atenção na infância, crianças que cresceram em um orfanato balançam para o lado enquanto adormecem - ed.) . E ela estava sempre com chupeta, embora tivesse uns 6 anos. Por causa desse mamilo, até a dicção dela sofreu - ela não conseguia pronunciar todas as letras.

Yulia disse que, apesar de tudo, Sasha não tem medo dos médicos e vai até eles com absoluta calma.

- É verdade, quando estávamos naquele mesmo setor do Centro Perinatal, todos a reconheceram e começaram a se aproximar e dizer alô: “Olá, lembra de mim?” Ela respondeu estritamente: “Não!”

- Ela se lembra de alguma coisa sobre seus pais? E sobre o tempo no hospital?

“Nós nem falamos sobre isso com ela.”

- Os pais garantiram a todos que a criança estava gravemente doente...

- Não Isso não é verdade. Ela é uma garota completamente saudável, exceto que usa óculos. E então está tudo bem. É verdade que imediatamente após o hospital Sasha estava muito fraco e acima do peso. Isso tudo por falta de movimento, claro, e pela infinidade de doces. Ela não conseguia se segurar na barra horizontal nem por um segundo, nem conseguia andar ou correr por muito tempo. E em geral ela se movia como uma criança de dois anos, podia cair sem motivo ou motivo. Mas agora está tudo bem. Usado com todas as crianças.

- Como ela foi para a escola? Mesmo assim, não há pessoas lá, apenas estranhos.

“Também tínhamos muito medo e a psicóloga presumiu que teríamos que adiar os estudos. Mas mais perto do verão, depois de fazer os testes, ela informou que estava tudo bem, pode doar. Sasha adora muito a escola, ela me xinga se eu tiver que buscá-la mais cedo na aula. Ela já tem muitas amigas lá. Então está tudo bem.

Mãe adotiva do “hospital Mowgli” do hospital Lapino: “No início, Sasha se embalou tanto que a casa tremeu!”
Imagens do google

***

Sim, exceto por uma coisa - a espada de Dâmocles paira sobre a família - o que o tribunal decidirá. Afinal, os pais naturais ainda não estão privados dos direitos sobre a filha. E eles não vão desistir assim.

- Maksimova e Zinkin, por meio de seus advogados, agora afirmam que você não permitiu que eles se comunicassem com Sasha. Dizem que têm mais de 40 reclamações ao Ministério Público...


- Não é verdade. Apenas uma vez os seus representantes enviaram um pedido às autoridades tutelares. Isso foi no auge do coronavírus, quando todos estavam sentados em casa e não podiam sair de jeito nenhum. Tive que recusar, mas ofereci um telefonema, uma videochamada, tanto faz. Eles recusaram. Não houve mais pedidos.

Ao mesmo tempo, um dos parentes dos pais (Yulia pediu para não dizer quem, para não prejudicar essa pessoa) está em contato constante com Sasha. E ele liga, escreve e vem visitar. Não interferimos de forma alguma.

- Julia, quais são seus planos em geral? Você quer permanecer como guardião?

- Não, assim que possível iremos imediatamente formalizar a adoção. Sasha é como uma filha para nós, queremos dar-lhe o nosso apelido e uma infância feliz, para que rapidamente esqueça todo o horror dos primeiros 6 anos da sua vida.

Opinião da Presidente da Fundação Voluntários para Ajudar os Órfãos, Elena Alshanskaya:

- Finalmente, Sasha começou uma vida infantil real e normal. Sem proibições e restrições. A menina pode crescer e se desenvolver normalmente e plenamente. Eu realmente espero que não haja mais choques em sua vida e que o tribunal tome uma decisão baseada exclusivamente nos interesses da criança.

Mãe adotiva do “hospital Mowgli” do hospital Lapino: “No início, Sasha se embalou tanto que a casa tremeu!”
Imagens do google

- No ano e meio que Sasha viveu em uma família adotiva, vemos grandes mudanças em sua vida. Hoje temos uma criança completamente diferente - alegre, inteligente, ativa. Sasha foi para a primeira série com seus colegas, embora há um ano ninguém pudesse ter pensado nisso. Ela adora jogos barulhentos, fantasia e expressa livremente seus sentimentos. Tudo isso se tornou possível graças ao carinho e ao amor de seus tutores, nos quais encontrou uma verdadeira família, mãe e pai. Hoje, a nossa tarefa, como representantes da família adotiva, é manter o status quo, ou seja, proteger o seu direito de continuar a viver juntos e ajudar Sasha a crescer e a desenvolver-se num ambiente saudável que atenda à sua idade e necessidades”, resume a advogada dos tutores Victoria Dergunova.

A próxima reunião do Tribunal Presnensky acontecerá dentro de um mês...

Foto: arquivo pessoal