Avó favorita do cinema soviético: por que Tatyana Peltzer morreu sozinha em uma clínica psiquiátrica?.

Avó favorita do cinema soviético: por que Tatyana Peltzer morreu sozinha em uma clínica psiquiátrica?

No dia 6 de junho, a estrela do cinema soviético Tatyana Peltzer, cuja disposição severa era lendária, teria comemorado seu aniversário. A atriz tinha língua afiada, era inteligente e nunca cedeu aos colegas. Ela era admirada por suas piadas duras e amor pela vida, e poucos sabiam o quão solitário o famoso artista era. Ela morreu sozinha, em uma clínica especializada, sem lembrar nem o nome.

Não há nenhum filme no mundo em que Tatyana Peltzer interpretasse uma jovem. A fama televisiva a encontrou quando a atriz já tinha 49 anos. Até o momento do reconhecimento de toda a União, o artista e camarada Peltzer viveu outra vida feliz e não tão feliz. Foi diferente: a criação de um diretor em uma família aristocrática, os papéis dos filhos nos palcos dos teatros da Rússia pós-revolucionária, o casamento com um estrangeiro - o comunista alemão Hans Tabler, o divórcio, supostamente causado pelo ciúme do cônjuge, o retorno a sua terra natal, serviço no Teatro MOSPS e demissão por incompetência.

A razão oficial pela qual a artista foi convidada para sair do teatro foi que ela tinha formação teatral, e não oficial - chamavam seu irmão reprimido, o que significava que a própria Tatyana Ivanovna estava entre os não confiáveis. Conseguiu emprego como digitadora em uma fábrica, trabalhou meio período como zeladora, mas não perdeu a esperança de voltar aos palcos do teatro. E quando, três anos depois, ela foi chamada para o Teatro Dramático de Yaroslavl, ela foi sem hesitar por um segundo. Ela vivia e respirava teatro e não conseguia imaginar a vida sem ele. Em 1938, Peltzer retornou ao Teatro Mossovet, na capital.

Avó favorita do cinema soviético: por que Tatyana Peltzer morreu sozinha em uma clínica psiquiátrica?
Tatiana Peltzer

E desde 1940, Peltzer tocou no Teatro de Variedades e Miniaturas de Moscou, onde seu talento foi finalmente totalmente revelado. Ela assumiu tudo - esquetes, miniaturas, organizou concertos, declarou-se uma atriz de caráter afiado, mas ao mesmo tempo era conhecida apenas em círculos teatrais estreitos.

O sucesso de toda a União chegou a Peltzer depois do filme “Dowry Wedding”, onde a atriz interpretou o papel de Lukerya Pokhlebkina, uma velha viciada em bebida. O personagem do filme revelou-se tão realista que de vez em quando as pessoas na rua se ofereciam para presentear Tatyana Ivanovna com um ou dois drinques.

Depois, houve papéis em “Soldado Ivan Brovkin”, “Maxim Perepelitsa”, “Tiger Tamer”, “Morozko”... Os papéis eram diferentes e ao mesmo tempo iguais: em todos os lugares Peltzer desempenhava uma astúcia mundana, mas ao mesmo tempo tempo, avó simplória e atenciosa. Seus aposentados eram personagens queridos e compreensíveis para o espectador: em cada família havia uma avó semelhante, por isso não é de surpreender que ela logo tenha ganhado a fama de avó principal da União Soviética.

Avó favorita do cinema soviético: por que Tatyana Peltzer morreu sozinha em uma clínica psiquiátrica?
Elena Shanina e Tatiana Peltzer

O caráter difícil de Peltzer era lendário. Supostamente, antes das apresentações, ela se preparou especialmente para subir ao palco o mais inspirada possível. Poucas pessoas poderiam competir com ela em inteligência. Ela também era uma jogadora ávida, jogava preferencialmente quase profissionalmente, muitas vezes vencendo o pai.

O paradoxo é que, apesar de sua disposição difícil, Tatyana Ivanovna ainda era amada e respeitada. Certa vez, em uma reunião da trupe, o ator Boris Novikov foi repreendido. E Peltzer não ficou de lado. Em resposta ao comentário dela, o artista não se conteve: “E você, Tatyana Ivanovna, deveria ter ficado quieta. Ninguém te ama... exceto as pessoas!”

Por muitos anos, Peltzer foi um símbolo da Lenkom, onde foi atraída do Teatro Lenin Komsomol em 1977 por Mark Zakharov. Cada apresentação com sua participação terminou com ovações. Mesmo que a atriz tenha começado a ter problemas de saúde - ela mal conseguia andar, aos poucos foi perdendo a memória, gritava com os outros e era rude com os maquiadores.

Avó favorita do cinema soviético: por que Tatyana Peltzer morreu sozinha em uma clínica psiquiátrica?
Tatiana Peltzer

Um dia, vizinhos chamaram uma ambulância depois de ouvirem os gritos da atriz durante várias horas seguidas. Os médicos que chegaram diagnosticaram Peltzer com mania de perseguição e a encaminharam para uma clínica psiquiátrica. O Artista do Povo da URSS foi colocado em uma enfermaria geral para doentes mentais para 20 pessoas. Lá ela foi encontrada por sua amiga Olga Aroseva, a quem Peltzer correu com abraços, embora ela claramente não reconhecesse os convidados. Eu apenas imaginei que fosse outra pessoa.

Segundo Aroseva, Peltzer tinha arranhões no rosto e nas mãos e a camisa estava coberta de sangue. O médico ergueu as mãos, o que podem fazer, a atriz briga com enfermeiras e outros pacientes.

“Nunca vi nada pior na minha vida do que neste hospital”, disse meu melhor amigo. — Velhas malucas corriam como ratos. E Tatyana se encostou em mim e sussurrou: ''Tire-me daqui.'' Ela esqueceu meu nome, mas quando o médico perguntou quem eu era, ela ficou tensa e disse: “Minha amiga”.

A administração do teatro, usando todas as suas conexões, encontrou outro hospital departamental para Peltzer. Aroseva encontrou a ex-governanta de Peltzer, que a atriz uma vez expulsou durante momentos de convulsão e a convenceu a cuidar novamente da doente Tatyana Ivanovna.

Avó favorita do cinema soviético: por que Tatyana Peltzer morreu sozinha em uma clínica psiquiátrica?
Elena Proklova e Tatiana Peltzer

Justamente no momento em que Peltzer expulsou a enfermeira, um suposto administrador do Teatro Bolshoi apareceu em sua casa e obrigou a doente a reescrever seu testamento à mão. Três dias depois, todas as suas cadernetas de poupança desapareceram do apartamento de Peltzer. Mas a essa altura a própria artista não se importou. A consciência estava desaparecendo, ela não se lembrava nem de seus nomes nem dos nomes de seus amigos. Da última vez, enquanto perambulava pelo corredor do hospital, a atriz tropeçou e caiu, fraturando o quadril.

Sua governanta Elena, que cuidava dela, lembrou que às vésperas de sua morte, Peltzer, que há muito tempo não reconhecia ninguém, de repente a reconheceu.

“Isto é meu”, ela disse aos médicos, “meu!” '' -Elena disse. “Ela apenas acariciou minha mão e me mostrou com os dedos que queria fumar.” Peguei um cigarro e ela fumou com muito prazer. Ela até sorriu, mas já havia uma espécie de névoa em seus olhos. Mas eu não podia chamar ninguém pelo nome.”

Elena deixou o hospital por volta das oito da noite. E às dez e meia ligaram para ela do hospital e disseram: “Tatyana Ivanovna morreu”.

Foto: Legion Media, TASS, PhotoXpress.ru