“Ele mutilou a mão, ameaçou cortar a cabeça e colocá-lo em um hospital psiquiátrico”: a ex-mulher de um petroleiro falou sobre os abusos do marido.

“Ele mutilou a mão, ameaçou cortar a cabeça e colocá-lo em um hospital psiquiátrico”: a ex-mulher de um petroleiro falou sobre os abusos do marido

Tendo perdido as mãos por culpa do marido - ele as cortou por ciúme - Margarita Gracheva tornou-se um símbolo da luta das mulheres russas contra a violência doméstica. Sua xará Svetlana Gracheva, por um lado, teve mais sorte: sua mão esquerda estava apenas gravemente aleijada e, no lugar do tendão rompido, uma estrutura de metal permanecerá em pé pelo resto de sua vida, mas por outro lado, ela esperou pelo julgamento de seu ex-marido por mais de três anos...

“Sou a única mulher na Rússia que recebeu 11 recusas para iniciar processos penais por violência doméstica. Este é apenas um recorde do Guinness. Durante esse tempo, consegui levar à justiça os policiais inativos que “arrastaram” meu requerimento”, diz Svetlana Gracheva, de 41 anos.

A propósito, ela conseguiu iniciar um processo criminal literalmente na última semana antes de o prazo de prescrição expirar.

Após o incidente, assim como Margarita Gracheva, Svetlana Gracheva tornou-se o rosto do calendário anual sobre mulheres que sobreviveram à violência doméstica.

Embora esta não seja a glória e fama com que uma mulher sonha.

“Ele ameaçou cortar a cabeça.”

“Naquele dia, 8 de setembro de 2019, meu marido ameaçou cortar minha cabeça e meus rins para obter lucro. Tentei pegar o telefone para chamar a polícia, e ele começou a torcer meus dedos indicadores, torceu minha mão esquerda, torceu nas minhas costas, a dor era infernal - ele se interessa pelo boxe e pela infância (nas palavras dele) ele praticava caratê, aparentemente sabia onde pressionava”, diz Svetlana Gracheva. “Já estávamos casados ​​há apenas um ano.”

Na audiência preliminar do processo criminal nº 12101450118000450 sobre as acusações contra O. V. Grachev nos termos da Parte 1 do art. 112 do Código Penal da Federação Russa (“Inflição intencional de danos moderados à saúde”), os jornalistas não foram autorizados a entrar. Como grupo de apoio, espero Svetlana Gracheva no corredor abafado, no final não aguento e saio para tomar um pouco de ar fresco.

O réu, que também é ex-marido de Svetlana, Oleg Grachev, não compareceu sozinho ao tribunal. Ele está rodeado de mulheres: sua advogada, sua irmã, sua nova namorada. Todos estão prontos para testemunhar sobre o quão bom ele é.

Apenas a primeira ex-mulher de Anna está desaparecida. Aquele que foi antes de Svetlana. Certa vez, ela disse publicamente que o homem também se comportou de forma extremamente agressiva com ela. Mas o depoimento dela está em vídeo:

“Houve agressões, houve alcoolismo, houve psicoses”, diz Anna no vídeo. “A camisa dele pode não estar pendurada corretamente no cabide, mas ele a pega e coloca algo na cabeça.” A certa altura percebi que havia perigo para a minha vida, levantei-me e fui embora.”

“Houve um dia em que pensei que não sobreviveria, ele me atacou do nada”, continuou Anna. “Perguntei em tom irritado onde estava o taxista, porque estava cansado de esperar, e ele começou a me bater... Depois disso arrumei minhas coisas e fui embora”, concluiu a ex-mulher de Grachev.

“Ele mutilou a mão, ameaçou cortar a cabeça e colocá-lo em um hospital psiquiátrico”: a ex-mulher de um petroleiro falou sobre os abusos do marido
Imagens do google

Oleg conheceu Sveta em Moscou. Uma morena alta e marcante acaba de encerrar contrato no Japão e veio seguir carreira na capital. Certa vez, em uma conversa, Oleg mencionou que já havia sido casado, mas Svetlana não especificou por que se divorciou de sua primeira esposa. Para que? Mas quem sabe o que aconteceu entre eles? Ele é um jovem bonito, um líder promissor em uma grande empresa petrolífera. Em qualquer medida, um excelente noivo.

Quando, após o casamento, Sveta contou às amigas que o marido havia batido nela, elas não acreditaram que o calmo e equilibrado Oleg fosse capaz de tal coisa. Visto de fora, ele dá a impressão de um homem que não consegue nem levantar a voz para uma mulher.

Na gravação de áudio que a vítima forneceu em juízo, ela grita que tem medo de morar com ele: “Você pega uma faca e entra no meu quarto com uma faca. Em que você se afundou? Você entra no meu quarto com uma faca. Você sempre me ameaça. Ontem você ameaçou cortar minha cabeça. Como posso dormir com você, afinal? Já estou com medo de dormir com você... Você está pronto para matar um homem – para quê?”

Os fiéis, sem refutar nada do que Svetlana disse, respondem calmamente:

"Porque você me levou..."

“Ele mutilou a mão, ameaçou cortar a cabeça e colocá-lo em um hospital psiquiátrico”: a ex-mulher de um petroleiro falou sobre os abusos do marido
Imagens do google

Pode ficar desativado

Conheci Svetlana um ano depois dos acontecimentos de que ela fala - no verão de 2020. Ela parecia mal e, durante a conversa, estremecia constantemente de dor. A mulher manteve a mão aleijada em uma posição. Segundo ela, sua mão doía sem parar e um aparelho especial - uma órtese - fixava sua mão esquerda. Mas foi difícil e impossível caminhar com ele por muito tempo.

Svetlana começou sua história contando como conheceu seu marido. Ele cuidou de mim lindamente. Ele me surpreendeu com presentes. Eles voaram para Cuba para a lua de mel.

“Ele mutilou a mão, ameaçou cortar a cabeça e colocá-lo em um hospital psiquiátrico”: a ex-mulher de um petroleiro falou sobre os abusos do marido
Imagens do google

O primeiro sinal tocou imediatamente após retornar da Ilha da Liberdade. Quando, quase do nada no aeroporto, meu marido fez birra por causa de uma mala amassada em sua bagagem: 

“Ele foi tão agressivo com um funcionário inocente que aceitou reclamações que senti vergonha dele.”

Segundo a própria Gracheva, a primeira vez que o marido levantou a mão contra ela foi na primavera de 2019 - apenas 2,5 meses após o casamento. No hospital, os médicos diagnosticaram uma concussão, mas a jovem decidiu perdoar o ente querido. Pareceu-lhe que foi apenas um acidente, um mal-entendido - ela deve ter feito algo errado.

“Ele mutilou a mão, ameaçou cortar a cabeça e colocá-lo em um hospital psiquiátrico”: a ex-mulher de um petroleiro falou sobre os abusos do marido
Imagens do google

“No dia 8 de setembro de 2019, ele me bateu de novo”, lembra Sveta. “Ele descobriu que um dia antes eu reclamei com a irmã dele e mandei para ela uma foto minha com hematomas. Isso deixou meu marido louco..."

Desta vez, mesmo assim, ela foi à polícia junto com um atestado de espancamento. Era impossível dobrar meus dedos, eles estavam muito inchados.

Do exame médico subsequente: “Rupturas múltiplas de ligamentos, rupturas na articulação do punho. As falanges dos dedos são curvas..."

No processo criminal, há uma gravação de voz em que os policiais, em resposta às palavras de Svetlana de que seu marido batia nela, respondem com indiferença: “E ele diz que foi você mesmo”.

Sem corpo - sem negócios

“Acho que a polícia estava abertamente ganhando tempo e ainda não ordenou um exame dos ferimentos; eles disseram que haviam perdido meu cartão médico, como mais tarde se descobriu, por algum motivo eles mantiveram o cartão e as fotos do traumatologista”, continua a menina. “E quando fizeram o exame, não registraram a gravidade do dano causado.” E sem isso geralmente é impossível iniciar um processo criminal. Além disso, na própria conclusão não está claro por que foi dito que eu era supostamente um atleta, jogando pólo aquático ou handebol, e a lesão poderia ter sido causada pela prática de esportes. Isso é um absurdo completo."

O primeiro exame foi feito apenas sete meses depois. A segunda - já dez meses depois: “conclusão pericial datada de 09/07/2020 nº 2034107429”, segundo as conclusões das quais “S.V. Gracheva, durante exame médico forense realizado em 09/07/2020, não apresentava corpo visível lesões (feridas, escoriações, hematomas) identificadas."

Mas se o espancamento, segundo a versão de Svetlana, aconteceu em setembro de 2019, e um dos exames médicos forenses data de 9 de julho de 2020, então que hematomas e hematomas podem ser detectados depois de tanto tempo?

Segundo a vítima, foi-lhe negado pela primeira vez a instauração de um processo criminal em setembro do mesmo 2019. E eles recusaram mais 11 vezes. E ela teimosamente buscou repetidamente o reconhecimento de que estava certa.

Todos a quem Svetlana Gracheva pediu ajuda estavam bastante céticos quanto às perspectivas de seu caso criminal. “Eles me disseram: ‘O que você quer? Faltam apenas alguns meses para o prazo para o processo criminal expirar, tudo isso é inútil.”

Em abril de 2021, Svetlana Gracheva finalmente teve um encontro pessoal com o promotor do Distrito Administrativo Norte de Moscou, Grigory Radionov. “Disseram-me que ele é o último que pode ajudar. Ele olha: uma mulher está sentada, toda caída, a mão numa órtese. Ele assumiu o controle pessoal do caso e ficou surpreso porque, com tais ferimentos, eu não consegui iniciar um processo criminal.”

Exatamente uma semana antes do término do prazo de prescrição, foi instaurado um processo criminal pelo fato de causar dano intencional à saúde de Svetlana Gracheva.

“E então, por insistência do advogado do meu ex-marido, me ofereceram para me submeter voluntariamente a um exame psiquiátrico. Tipo, eu mesmo tenho que assinar o consentimento para isso, e não tem nada disso aqui. Mais tarde descobriu-se que o advogado do ex-marido exigiu um exame de internação (isso consta dos autos), ou seja, queriam me internar em um hospital psiquiátrico por 30 dias. Ela nunca é designada como vítima. Além disso, os materiais contêm todos os extratos e certificados que não fui observado em lugar nenhum e não estou cadastrado no PND. E percebi que se de repente eu concordar, não é fato que sairei do hospital tão rapidamente, e até completamente saudável. Há histórias assim o tempo todo, quando os maridos diagnosticaram especificamente suas esposas para resolver seus problemas com elas!”

“Ele mutilou a mão, ameaçou cortar a cabeça e colocá-lo em um hospital psiquiátrico”: a ex-mulher de um petroleiro falou sobre os abusos do marido
Imagens do google

O ex-marido chegou a enviar um SMS para Svetlana com promessas de “colocá-la em um hospital psiquiátrico”, ou seja, as dúvidas da mulher sobre fazer ou não um exame psiquiátrico não surgiram do nada.

Reputação impecável

Grachev não manifestou qualquer desejo de comunicar com o jornalista antes do julgamento e as suas mulheres não me deixaram aproximar-se dele. Eles ficaram na defensiva.

Já no tribunal, o advogado prestou depoimento ao juiz exigindo a responsabilização de Svetlana por difamação. O ex-marido recusou-se a admitir que levantou a mão contra ela e acredita que ela não parece vítima de violência doméstica.

“Eu fui o iniciador do divórcio. Nós nos divorciamos por decisão judicial. Eu também a verifiquei no meu apartamento. A relutância em me divorciar e sair do meu apartamento é um comportamento extremamente surpreendente para uma vítima de violência doméstica”, resume.

O réu pediu ao juiz que retirasse sua fiança para não sair do local, já que sua querida avó faleceu em Novosibirsk, e ele precisa voar com urgência para o funeral. Svetlana se opôs: ela teme que seu ex-marido fuja para o exterior e tem medo de novas ameaças dele. Pois no mesmo depoimento no processo por difamação ele indicou o endereço do apartamento onde Svetlana morou por muito tempo, e ela nunca contou ao marido sobre esse apartamento.

“Então ele estava me seguindo? Qual é o próximo? O que mais ele está disposto a fazer? - Ela está preocupada.

O julgamento pelo espancamento de Gracheva apenas começou: se Oleg for considerado culpado, ele poderá pegar até três anos de prisão.

Os seus pais, entretanto, escreveram e enviaram um novo comunicado à Procuradoria-Geral da República: também estão preocupados com a segurança da filha.

Em 2020 e 2021, de acordo com o Consórcio de Organizações Não Governamentais (ONG) de Mulheres, pelo menos 2.680 mulheres morreram devido à violência doméstica na Federação Russa. Isso representa cerca de 70% de todos os casos de assassinato de mulheres no país.

Nos últimos 18 anos, a Duma do Estado conseguiu considerar cerca de 50 projetos de lei sobre violência doméstica. O último deles foi publicado no site do Conselho da Federação em novembro de 2019, mas nunca foi levado à fase final devido a uma discussão que ameaçava uma grave cisão na sociedade, uma vez que parte da sociedade acredita sinceramente que não há problema de violência doméstica em Rússia, tudo isso é especulação feminista.

Mas se até Setembro de 2022 as vítimas, não tendo encontrado ajuda no seu estado de origem, conseguiram chegar à CEDH com as suas exigências, então, durante quase três meses, o Tribunal Europeu não aceitou quaisquer pedidos de russos. Ao mesmo tempo, no final do ano passado, o TEDH reconheceu que na Rússia não existem soluções legais para a violência doméstica.

Outra vítima discutida de violência doméstica, Margarita Gracheva, chegou ao TEDH e conseguiu receber uma indemnização recorde de 375 mil euros.
“Passaram quase cinco anos desde a minha tragédia. Durante este tempo, nada mudou na legislação”, diz Rita. “Provavelmente a única coisa positiva é que se tornou mais fácil para as próprias mulheres falarem sobre violência doméstica. Este tema é constantemente abordado, as vítimas falam sobre o que aconteceu com elas. Embora o número daqueles que assumem a posição de “a culpa é minha” ainda seja muito grande. Sim, ouvi a história da minha xará Svetlana Gracheva. Eu não sabia que o veredicto do caso dela ainda estava pendente, parecia que ela havia concluído o caso. Parece-me que os homens raramente se sentem culpados – no meu caso, certamente. O ex-marido disse que se arrependeu, mas isso foi necessário para impressionar o juiz. A maioria dos homens está confiante de que fizeram a coisa certa quando levantaram a mão para uma mulher.”

“A lei deixa as vítimas sozinhas com o seu algoz!”

Anatoly Panfilov, advogado em casos de violência doméstica:

“Quando de repente decidiram combater a violência doméstica em 2016, e depois retiraram a agressão do processo criminal ao descriminalizar o artigo 116.º do Código Penal da Federação Russa, tornou-se quase impossível para a mulher ferida levar o perpetrador à justiça.

Anteriormente, a vítima formulou de forma independente uma acusação privada, apresentou declaração ao magistrado e o caso foi apreciado quanto ao mérito. O acesso à justiça foi assegurado pelo próprio magistrado.

Agora, o Código Penal da Federação Russa inclui apenas espancamentos por “motivos de hooligan”. E a vítima de violência doméstica fica privada da oportunidade de levar ela própria o seu agressor à justiça, uma vez que para iniciar um processo administrativo por espancamento é necessária a intervenção da polícia.

A polícia tornou-se um elo intermediário entre a mulher e o tribunal. Acontece que o exame atrasa, os exames não são ordenados, os policiais distritais não elaboram protocolos sobre infrações administrativas, passa mais de um ano após o crime em si e o culpado dos espancamentos nunca é levado à justiça.

Se, de acordo com a legislação antiga, o suspeito do caso Svetlana Gracheva tivesse sido condenado por espancamento literalmente no prazo de três meses, agora o processo criminal só foi levado a tribunal passados ​​​​três anos. Eu não acho que deveria ser assim.”

Foto: arquivo pessoal da heroína