Nikita Presnyakov: “Gosto de fazer música, mas continuo atuando em filmes - preciso sustentar a mim mesmo, minha namorada e minha futura família”.

Nikita Presnyakov: “Gosto de fazer música, mas continuo atuando em filmes - preciso sustentar a mim mesmo, minha namorada e minha futura família”

No dia 4 de maio será lançado nas telonas o desenho animado “Rock Dog”, que conta a vida de um cachorro chamado Bodie, que sonha em se tornar um astro do rock. O personagem principal é dublado por Nikita Presnyakov, de 25 anos. Na véspera da estreia, nos encontramos com o músico e aprendemos todos os segredos de trabalhar na dublagem de desenhos animados, e também sonhamos com o futuro com ele.

Conhecemos Nikita Presnyakov em uma exibição fechada do desenho animado “Rock Dog”, alguns dias antes da estreia totalmente russa. Pegamos nosso herói em uma passagem de som - após uma entrevista com ProPedia, ele e sua banda Multiverse apresentarão várias faixas, uma das quais será a versão russa da música-título do desenho animado.

“A letra desta música foi escrita pelo nosso amigo da Bielorrússia, com quem colaboramos frequentemente. Normalmente eu desenvolvo uma ideia, faço esboços e ele prepara a versão final. Ele é um verdadeiro profissional - ele adapta facilmente uma música em inglês para que em russo foneticamente tudo combine perfeitamente”, Presnyakov compartilha conosco.

Avaliaremos a idealidade da correspondência fonética um pouco mais tarde, mas por enquanto vamos começar a fazer perguntas sobre o cartoon em si.

ProPedia: Nikita, “Rock Dog” não é sua primeira experiência em dublagem. Como o trabalho neste cartoon difere dos projetos anteriores?

Nikita Presnyakov: Em primeiro lugar, esta é a maior experiência de todas. Em segundo lugar, a principal diferença entre esta dublagem e outras é a capacidade de cantar junto com seu personagem. Por exemplo, no desenho animado há cenas em que o personagem principal, o cachorro Bodie, está apenas iniciando sua trajetória criativa e nem sempre acerta as notas. Para isso, tive que fingir de propósito.

Foi interessante trabalhar na adaptação de músicas em inglês. Analisei cuidadosamente cada texto e tentei sincronizar sons, entonações e expressões faciais.

ProPedia: O personagem que você dubla é parecido com você?

N.P.: Sim. Ele é muito parecido comigo em suas ambições e escolha de gênero musical.

“Na história, Bodie acidentalmente se depara com uma onda de rock no rádio e em um momento sua vida muda. Eu também experimentei algo semelhante uma vez. Além disso, como eu, ele está pronto para fazer qualquer sacrifício pela música.”

ProPedia: O que atrai você em princípio na trilha sonora de desenhos animados?

N.P.: Gosto do processo em si. Claro, você fica muito cansado e chega em casa sem voz alguma, porque está há várias horas diante do microfone, mas vale a pena. Como resultado, você se acostuma tanto com o personagem que às vezes começa a repetir involuntariamente suas expressões faciais.

ProPedia: Você já viu o trabalho finalizado?

N.P.: Até agora só vi o trailer e, para ser sincero, estou muito preocupado com o resultado - o tempo de gravação foi limitado e não consegui ouvir muito. Aconteceu que alguns momentos não me pareceram muito bem sucedidos, mas o engenheiro de som disse: “Nikita, está tudo ótimo, não se preocupe!” Confio nele, embora ainda haja um pouco de medo.

ProPedia: Você experimentou o cinema. Mas a música aparentemente está mais perto de você.

N.P.: Sim, a música está mais perto de mim - sou muito mais forte nesse sentido do que na área de atuação. Atuo ocasionalmente, mas o nível das minhas habilidades de atuação permanece médio, porque quase todo o meu tempo é dedicado à música. Nosso grupo existe há quatro anos e hoje mudou drasticamente - sentimos o quanto crescemos ultimamente.

“De vez em quando, ainda vou aos castings simplesmente porque o nosso grupo é realmente uma paixão e uma ambição, e o cinema é rentável. É por isso que também trabalho como diretor de videoclipes - preciso sustentar a mim mesmo, minha namorada, minha futura família e investir dinheiro na promoção do grupo.”

ProPedia: Que objetivos você define para si mesmo no momento?

N.P.: O meu principal objetivo é o desenvolvimento do grupo, quero levar-nos ao nível internacional, pelo menos ao inicial. Além disso, talvez eu me mude para os EUA.

ProPedia: Você gosta mais do exterior?

N.P.: Eu diria o seguinte: não tenho uma vida completamente plena aqui.

“É difícil explicar, mas me sinto vítima de estereótipos. Isso se manifesta tanto em relação a pessoas que não conheço quanto na minha criatividade. E por isso nem sempre é possível viver como gostaríamos, como qualquer outra pessoa pode pagar.”

A América, a este respeito, dá total liberdade de criatividade e mais oportunidades de desenvolvimento. É claro que construir uma carreira no exterior não é fácil, mas isso não me assusta nem me impede.

ProPedia: Aparentemente, você é uma pessoa acostumada a fazer planos de longo alcance.

N.P.: Sempre tenho um objetivo ao qual vou. Sem um objetivo não haveria sentido em criar. O futuro é definitivamente de grande importância para mim.

Às vezes também olho para o passado, comparo, reviso meus pontos de vista e às vezes entendo que muita coisa poderia ter sido feita de forma diferente. Vejamos até o nosso grupo - só agora, quatro anos depois, começámos a avançar na direcção certa, tendo deixado de ouvir os conselhos de pessoas incompetentes.

ProPedia: Como você se sente em relação às críticas?

N.P.: Se for objetivo e vier de uma pessoa com experiência, e não apenas de algum troll do sofá, então eu escuto.

“Quando uma opinião é interessante e, o mais importante, útil, definitivamente a levo em consideração. E se uma pessoa não entende realmente o que está falando, eu simplesmente passo por aqui.”

Posso admitir um erro se entender que estava errado. Mas preciso fazer isso - até que eu mesmo pise em um ancinho, vou me manter firme. Só aprendo com meus próprios erros.