“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka.

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka

O que está acontecendo lá, atrás dos muros de Kommunarka, atualmente o principal centro de detenção de Moscou? Conseguimos entrar em contato com um paciente real do mesmo Hospital Clínico Municipal nº 40 e saber como está o tratamento do coronavírus, o que os médicos falam e como os pacientes internados em enfermarias por tempo indeterminado se comunicam entre si.  

Há apenas algumas semanas, as pessoas na Rússia tratavam o coronavírus com um ligeiro sorriso e apenas as pessoas mais ansiosas abasteciam-se de cereais e produtos de primeira necessidade. Algumas pessoas corajosas viajaram para o exterior - e nossa heroína, Alena Kharitonova, de 34 anos, era uma dessas turistas desesperadas. Esposa, mãe e advogada de sucesso em meio período, ela não imaginava como terminaria a miniviagem à Alemanha. Spoiler: uma viagem ao Hospital Clínico Municipal nº 40, ao mesmo “centro de isolamento” para pacientes com coronavírus. Em suma, para Kommunarka.

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Alena Kharitonova

Agora me sinto ótimo – o mesmo de antes de chegar aqui. Sem febre, dificuldade para respirar, febre... Nada.

Estive visitando a Alemanha por dois dias, sozinho. Minha família ficou em casa. Quando voei para lá pela primeira vez, comecei a sentir dor de garganta. Mas tenho um problema crônico: amigdalite crônica. Conheço muito bem os sintomas que acompanham esta doença. 

Na Alemanha, durante dois dias de frio e, sobretudo, nas montanhas, o meu estado piorou, mas não entrei em pânico. Soube me colocar de pé em pouco tempo, felizmente tenho bastante experiência no assunto. 

Ao retornar a Sheremetyevo em 9 de março, eu e outros passageiros não fomos verificados de forma alguma. Nada de termômetros, pesquisas, papéis com informações – ninguém explicava nada nem registrava nada. Em geral, tudo correu normalmente. A única coisa que notei foi uma grande multidão no controle de passaportes. Mas eles simplesmente pegaram meus documentos, colocaram um carimbo e eu saí para a cidade. 

Naquele momento, a situação da quarentena e das estatísticas de casos mudava diariamente, então eu nem imaginava o que poderia acontecer a seguir. Pensei em passar a quarentena em casa - trancado, claro, mas com conforto, com a minha família e com a oportunidade de aceitar entregas e pelo menos contactar amigos online.

Mas, na realidade, tudo acabou de forma diferente. 

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Imagens do google

Na verdade, curei perfeitamente a infeliz amigdalite em alguns dias. Não tive febre nem nenhum sintoma de “coronavírus”, só tive dor de garganta, mas depois passou. Fiquei sentada tranquilamente em casa, com meu marido e filho, e não incomodei ninguém.

Aí, no domingo, a ambulância me ligou e perguntou se alguém da família havia feito teste de coronavírus. “Não, eles não pegaram.” Do outro lado disseram: espere a brigada, eles virão até você em meia hora.

E eles chegaram mesmo: fizeram exames do meu marido e do meu filho e me disseram que eu precisava me preparar com urgência para o Kommunarka. Não tenho o direito de recusar - isso resultará em responsabilidade administrativa. Mas por que motivo devo ir para a enfermaria de isolamento se não há sintomas e me sinto bem? Em resposta a tal indignação, os médicos que estavam na minha presença ligaram desafiadoramente para a sala de controle, ligaram para o número do meu voo alemão e lá foram informados: o avião no qual voltei a Moscou foi reconhecido como “potencialmente perigoso”.

Eu estava voando de uma cidade pequena, de Hannover, em um avião meio vazio. Agora acompanho as notícias todos os dias, acompanho todas as informações sobre o coronavírus - mas nunca vi menção ao meu voo em lugar nenhum. Tive que concordar e ir para Kommunarka com a ambulância.

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Alena Kharitonova no banheiro de seu quarto em Kommunarka

Os médicos imediatamente me disseram que agora devo passar 14 dias em quarentena. No início, ficamos muito tempo sentados - eu e outros “turistas” admitidos da mesma forma - na área fria da recepção, onde fazia cerca de 10-14 graus. Passei uma hora e meia ao lado de pessoas sentadas, tossindo, muitas das quais, como descobri mais tarde, estavam com febre alta. Enquanto éramos recebidos, enquanto éramos processados, todos estavam sentados amontoados, os doentes misturados com os saudáveis.

Eles imediatamente fizeram um esfregaço, exame de sangue e raio-x. A imagem não mostrava nada. Aqueles que apresentam alguma anormalidade são imediatamente submetidos a uma tomografia computadorizada e um exame de urina adicional é feito. Eu não precisava de nada assim.  

Depois fui levado para a enfermaria. Isso é tudo, na verdade. E aí as informações mudavam a cada dia, assim como o pessoal - não sei, eles vinham até mim, eram médicos ou enfermeiros... Eles não se apresentavam direito, não respondiam perguntas.

A princípio fomos informados que só teríamos alta após três testes negativos para coronavírus. Mas os resultados demoram a chegar. Por exemplo, no dia 21 de março, as pessoas não receberam informações do dia 10. Logo a situação piorou: ficou claro que havia muita gente e, como se viu, não havia vagas para todos, então os médicos começaram a acomodar de 3 a 4 pessoas em uma enfermaria. Embora todos os “veranistas” devam estar isolados uns dos outros. E agora, de repente, surgiram novas informações: depois de dois testes negativos podemos receber alta.

Parece que isso é bom! Mas hoje não tenho um único resultado em mãos. Há rumores – não sei quão confiáveis ​​– de que aqueles que testam positivo para coronavírus são imediatamente colocados em caixas estéreis. Ou seja, as informações ainda são transferidas entre os médicos e o laboratório.   

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Câmara de Alena Kharitonova

Tenho pouca fé de que tenho coronavírus. Meu marido e meu filho ficarão em casa em quarentena até segunda-feira e também não apresentam sintomas.

Conversei com médicos locais, sempre novos. A princípio disseram que todos os testes estavam sendo enviados para Novosibirsk. Todos os dias, aliás, o pessoal é atualizado. Direi desde já que não tenho queixas sobre eles - pelo que entendi, foram levados a algum tipo de estrutura e ficaram sem escolha. A situação em si é simplesmente um beco sem saída. Afinal, agora outros médicos dizem que estão sendo realizados testes em vários laboratórios recentemente inaugurados em Moscou. Mas onde está exatamente a minha análise agora, quem a está estudando e em que prazo os resultados serão fornecidos? Não tenho a menor ideia sobre isso.  

Os médicos não explicam nem falam nada. Mais precisamente, eles explicam assim: assim que tiverem um pedaço de papel nas mãos, poderão me dizer alguma coisa. 

Inicialmente, eles recebem uma resposta oral ou por escrito - sim ou não. E então, para sair daqui fisicamente e ter um depoimento em mãos, você precisa obter versões em papel desses dois testes negativos. Mas, novamente, em nosso bate-papo geral (pacientes do Kommunarka - aprox. ProPedia) eles contam histórias absolutamente incríveis. Alguns ficaram resfriados por duas semanas, outros com outra coisa...

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Imagens do google

Ou isto: ontem algumas pessoas vieram até mim - não sei quem são - e disseram que se esqueceram de assinar o consentimento para o tratamento de dados pessoais. Tive um vislumbre do que estava escrito nos jornais, dizendo que fui internado com febre e alguns sintomas. Comecei a fazer perguntas, mas não recebi respostas. Dizem que outras pessoas anotaram minhas informações ao entrar no Kommunarka e, portanto, não há a quem perguntar. Esses papéis não foram entregues a mim. 

Quando cheguei aqui, o médico ficou surpreso por ter sido trazido a pedido da ambulância - aparentemente não deveria ser assim. Parece que as orientações entre os profissionais médicos estão mudando não apenas diariamente, mas a cada hora, e isso é compreensível dada a situação sem precedentes da pandemia. 

As coisas estão diferentes agora, pela primeira vez, e as pessoas estão fazendo o melhor que podem. Os médicos de emergência, aparentemente, ficaram com medo de violar mais uma instrução e decidiram agir pelo seguro. Mas qual é a lógica disto se eu, potencialmente infectada com um novo vírus, estive em contacto com o meu marido e filho durante uma semana inteira - e ao mesmo tempo eles permanecem assintomáticos em casa, e eu, sem sintomas, sou colocado em uma ala de isolamento? Mas, como dizem, não há como voltar atrás.

Qual é a inspeção aqui? Todos os dias, às 6h, as enfermeiras simplesmente abordam uma pessoa adormecida, cutucam-na com um laser ou termômetro remoto e saem silenciosamente. Provavelmente estão gravando alguma coisa lá. Ora à uma hora, ora ao meio-dia e meia - sempre imprevisível - aparece o médico. Ele entra na sala e pergunta: “Como você se sente?” Meu vizinho e eu invariavelmente respondemos: “Tudo bem”. Ele acena com a cabeça e sai.  

Meu vizinho, aliás, chegou dois dias depois de mim. Quando falei para os funcionários que queria sair daqui, eles me responderam: “Espere, agora tenho que esperar o resultado do vizinho. E se ela tiver certeza e você não? Neste caso, o período de quarentena é naturalmente zerado. 

No começo eles te assustam porque você fica uma hora e meia em contato com pessoas doentes na sala de espera. “Você não sabe quem é saudável e quem não é, então espere agora. Até que eles deixem você sair."

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Imagens do google

Os vizinhos ouvem a mesma coisa. O meu, por exemplo, voltou da América, da minha filha. Ela foi fazer um check-up de rotina com um terapeuta para que ele pudesse encaminhá-la para fisioterapia - havia algo errado com sua perna. Ele ouviu a frase em código “retornou dos EUA” e isso é tudo. Nem deixaram que ela voltasse para casa e arrumasse as coisas, imediatamente chamaram uma equipe em trajes espaciais e a trouxeram sem as coisas, sem roupa, sem tudo. O homem está aqui sem tratamento. Por que deveríamos ser tratados se não estamos doentes?
 
A propósito, a filha do vizinho foi testada para coronavírus na América - e em 48 horas ela recebeu os resultados. Naturalmente, negativo.

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Imagens do google

Devo dizer que um policial local visita periodicamente minha família. Não sei com que frequência. Sem máscara, sem traje especial, sem luvas. Na minha frente, quando eu ainda estava em casa, um dia ele bateu na porta, viu que nós três estávamos trancados e disse: “Há câmeras em todas as entradas de Moscou e, portanto, se elas gravam seus rostos, então você incorrerá em encargos administrativos.” responsabilidade e você será enviado para observação.” Tudo é muito rigoroso.

Em Kommunarka, eu me divertia trabalhando - sou advogado e posso fazer negócios remotamente - e estudando línguas estrangeiras. Meu filho costumava me ligar por vídeo de vez em quando. 

Também conversamos com ele e meu marido por telefone. Claro que não se fala em ida ao hospital, isso é proibido.

Também temos alguns pequenos problemas com água aqui. Como não aguentei, liguei para a recepção e disse: “Não tem água fervendo, não tem água, o que devo fazer?” Sem quaisquer ataques ou reclamações. Depois de algum tempo, uma menina da equipe veio até mim, colocou uma garrafa de água na minha frente e disse: “Por que você está reclamando? Não reclame no meu turno! Ah, seria bom poder distinguir entre essas mudanças, considerando que todos estão em trajes espaciais!

Caldeiras e chaleiras não podem ser guardadas aqui. Há refrigeradores no chão, mas não podemos sair da sala - por isso o acesso à água potável ainda é limitado. 

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Almoço em Kommunarka

A comida, falando sério, é boa aqui. Este não é um hotel cinco estrelas. É claro que tudo fica chato - os pratos são insossos, mas dá para viver. Cinco vezes ao dia, está tudo embalado. No segundo café da manhã eles oferecem chips de maçã, pão e suco. O almoço está completo: sopa, prato principal, acompanhamento e legumes (claro, tudo absolutamente sem sal). No lanche da tarde dão kefir, leite fermentado e biscoitos. O jantar é peixe ou carne com acompanhamento. A comida é a menor das minhas preocupações, especialmente quando você mal se move.  

As coisas do dia a dia estão bem aqui. A equipe também é boa e sociável - só se não estivermos falando de alta ou tratamento. Algumas pessoas entram só para conversar. 

Por exemplo, o médico veio esta noite. Ele disse que o médico-chefe do hospital responde prontamente a toda negatividade na internet. E ele tenta resolver todos os problemas cotidianos e técnicos o mais rápido possível, porque isso é do seu interesse. Ele disse que trabalha como voluntário na Primeira Gradskaya. Lá ele é chefe do departamento de terapia intensiva e anestesiologia. Ele trabalha em Kommunarka não por remuneração extra, mas por interesse e amor pelo trabalho.

E diz: “Ganho um bom dinheiro, não tenho interesse em bônus. O que me interessa é que o nosso país tem um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia.” Obrigado por existirem essas pessoas. 

“Em nosso país existe um cenário fundamentalmente diferente para o desenvolvimento da pandemia”: o que diz um moscovita com suspeita de coronavírus de um hospital em Kommunarka
Imagens do google

Este hospital só pode ser comparado a uma clínica paga - os quartos e os chuveiros são do mesmo nível, a cama pode até ser levantada e abaixada por meio de um controle remoto. A única reclamação é sobre a situação em si: nada está claro para ninguém. Você fica aí deitado, não fica doente, não recebe tratamento e não se sabe quanto tempo mais você precisa passar aqui. Mas, repito, não é culpa de ninguém - simplesmente ainda não encontrámos epidemias tão grandes, mas os nossos médicos, na minha opinião, estão a fazer um excelente trabalho. 

Apesar da incerteza da sua situação, Alena não perde o otimismo e espera uma alta rápida. Temos certeza de que em um futuro próximo ela receberá resultados negativos nos testes para coronavírus, conhecerá sua família e, finalmente, retornará à sua vida normal!